in ,

Carnaval: relembre 34 enredos em homenagem a personalidades

Diversas personalidades já foram homenageadas no carnaval do Rio e de São Paulo. Desde nomes como Silvio Santos, Xuxa e Roberto Carlos, passando por Ronaldo Fenômeno e Ivo Pitanguy até chegar em políticos como o ex-presidente Lula e o ex-governador Mário Covas.

Relembre alguns desfiles em homenagem a nomes conhecidos a seguir:

Silvio Santos – Tradição – Carnaval 2001

silvio santos

A Tradição homenageou Silvio Santos no carnaval de 2001. ‘Hoje é domingo, é alegria. Vamos sorrir e cantar!’ proporcionou a 8ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro à escola. O apresentador levou consigo diversos nomes do SBT para participar do desfile, como Gugu Liberato e Hebe Camargo.

Ana Maria Braga – Águia de Ouro – Carnaval 2004

ana maria braga

O enredo ‘Sou Mais São Paulo… Ana Maria Braga Conta 450 Anos da Culinária Paulistana’ garantiu a 8ª colocação à escola de samba Águia de Ouro no carnaval de São Paulo em 2004.

Roberto Justus – Rosas de Ouro – Carnaval 2012

roberto justus

‘O Reino dos Justus’ foi o enredo que levou a Rosas de Ouro ao vice-campeonato do carnaval de São Paulo em 2012. Tratava-se de uma homenagem ao apresentador e empresário Roberto Justus, que participou do desfile ao lado de Ticiane Pinheiro, com quem era casado à época.

Bibi Ferreira – Unidos do Viradouro – Carnaval 2003

bibi ferreira

Falecida em fevereiro de 2019, aos 96 anos, a atriz Bibi Ferreira foi homenageada pela Unidos do Viradouro no carnaval do Rio de Janeiro em 2003 com o enredo ‘A Viradouro Canta e Conta Bibi – Uma Homenagem ao Teatro Brasileiro’. A escola ficou na 6ª colocação.

Lula – Gaviões da Fiel – Carnaval 2012

lula

Em 2012, a Gaviões da Fiel homenageou o ex-presidente Lula, dois anos após o fim de seu mandato, quando ele passava por um tratamento contra um câncer na laringe – motivo pelo qual não participou do desfile. No carro em sua homenagem, estavam sua mulher, Marisa Letícia, o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e ex-jogadores, como Neto. ‘Verás que o Filho Fiel Não Foge à Luta – Lula, o Retrato de uma Nação’ foi o nome do enredo que deixou a escola na 9ª colocação do carnaval de São Paulo.

Xuxa – Caprichosos de Pilares – Carnaval 2004

xuxa

‘Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação’ foi o enredo da Caprichosos de Pilares no carnaval do Rio de Janeiro em 2004. A escola acabou ficando na penúltima colocação na classificação e por pouco não foi rebaixada.

Roberto Carlos – Beija-Flor – Carnaval 2011

roberto carlos

A Beija-Flor conseguiu o título de campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2011 graças ao enredo ‘A Simplicidade de um Rei’, inspirado no cantor Roberto Carlos.

Roberto Carlos – Unidos do Cabuçu – Carnaval 1987

roberto carlos2

Não foi a primeira vez que o cantor foi tema de enredo. Em 1987, a Unidos do Cabuçu ficou na 7ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro com o enredo ‘Roberto Carlos na Cidade da Fantasia’.

Dercy Gonçalves – Viradouro – Carnaval 1991

dercy gonçalves

A própria Dercy Gonçalves desfilou no alto de um carro alegórico no carnaval do Rio de Janeiro em 1991, quando o enredo ‘Bravo, Bravíssimo – Dercy, o Retrato de um Povo’ garantiu a 7ª colocação à escola Unidos do Viradouro.

Zezé Di Camargo e Luciano – Imperatriz Leopoldinense – Carnaval 2016

zezé di camargo e luciano

A Imperatriz Leopoldinense homenageou Zezé Di Camargo e Luciano com o enredo ‘É o Amor… Que Mexe Com a Minha Cabeça e Me Deixa Assim – Do Sonho de um Caipira Nascem os Filhos do Brasil’ e ficou na 6ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Ivete Sangalo – Grande Rio – Carnaval 2017

ivete sangalo

A escola de samba Grande Rio homenageou Ivete Sangalo no enredo ‘Ivete do Rio ao Rio’, que garantiu a 5ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 2017.

Chico Buarque – Mangueira – Carnaval 1998

chico buarque

Com o enredo ‘Chico Buarque da Mangueira’, o cantor ajudou a Mangueira a ser a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 1998.

Claudia Raia – Nenê de Vila Matilde – Carnaval 2016

claudia raia

Claudia Raia foi a homenageada no enredo que levou a Nenê de Vila Matilde à 9ª colocação do carnaval de São Paulo em 2016, ‘Nenê Apresenta Seu Musical: Rainha Raia nas Asas do Carnaval’.

Pelé – Barroca Zona Sul – Carnaval 2003

pelé

‘De Três Corações a Coroação. Quem Sou Eu? Rei Pelé’ foi o enredo da Barroca Zona Sul que deixou a escola de samba na 14ª e última posição do carnaval do Rio de Janeiro em 2003.

Marília Pêra – Mocidade Alegre – Carnaval 2015

marília pera

O enredo ‘Nos Palcos da Vida, Uma Vida no Palco: Marília’, da Mocidade Alegre, homenageou a atriz Marília Pêra e conquistou o vice-campeonato do carnaval de São Paulo em 2015. A atriz morreria ao fim daquele ano, meses depois da homenagem.

João Carlos Martins – Vai-Vai – Carnaval 2011

joão carlos martins

O enredo ‘A Música Venceu!’ homenageou o maestro e pianista João Carlos Martins em 2011 e rendeu o título do carnaval de São Paulo à Vai-Vai. Em fevereiro de 2019, João Carlos Martins fez sua última apresentação ao pianoa o lado da cantora Anitta, no ‘Fantástico’.

Maria Bethânia – Mangueira – Carnaval 2016

maria betânia

‘Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá’ foi o enredo que levou a Mangueira ao título do carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Ronaldo Fenômeno – Tradição – Carnaval 2003

ronaldo

Com ‘O Brasil é Penta, o R é 9 – O Fenômeno Iluminado’, enredo homenageando o jogador Ronaldo, que havia conquistado a Copa do Mundo de 2002 para o Brasil meses antes, a Tradição ficou na 13ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 2003, salvando-se do rebaixamento por pouco.

Ronaldo Fenômeno – Gaviões da Fiel – Carnaval 2014

ronaldo

Onze anos depois, em 2014, a Gaviões da Fiel também homenageou Ronaldo com o enredo ‘R9, o Voo Real do Fenômeno’. A escola de samba ficou na 10ª colocação do carnaval de São Paulo.

Elba Ramalho – Tom Maior – Carnaval 2017

elba ramalho

O enredo ‘Elba Ramalho Canta em Oração o Folclore do Nordeste. Toque Sanfoneiro: Forró, Frevo e Xaxado’ garantiu a 12ª colocação à Tom Maior no carnaval de São Paulo em 2017, salvando a escola do rebaixamento por um décimo.

Oscarito – Império Serrano – Carnaval 1978

oscarito

A Império Serrano homenageou o comediante Oscarito no carnaval do Rio de Janeiro em 1978, mas acabou na 7ª colocação, rebaixada com o enredo ‘Oscarito, Carnaval e Samba, uma Chanchada no Asfalto’.

Beth Carvalho – Tatuapé – 2013

beth carvalho

‘Beth Carvalho, a Madrinha do Samba’ foi o enredo que deixou a Tatuapé na 11ª colocação do carnaval de São Paulo em 2011.

Mário Covas – Leandro de Itaquera – Carnaval 2002

mario covas

No ano seguinte à morte do governador de São Paulo Mário Covas, a Leandro de Itaquera homenageou o político com o enredo ‘Mário Covas – São Paulo – Brasil – Meu Orgulho, Meu Amor’. A escola ficou na 6ª colocação no carnaval de São Paulo. Um sósia de Covas, chamado Plínio Augusto de Camargo Neto, participou do desfile, mas teve um enfarte e morreu logo após o término da apresentação.

Elis Regina – Vai-Vai – Carnaval 2015

elis regina1

A Vai-Vai fez uma homenagem a Elis Regina e garantiu o título do carnaval de São Paulo em 2015 com o enredo ‘Simplesmente Elis. A Fábula de Uma Voz na Transversal do Tempo!’.

Elis Regina – Mocidade Independente – Carnaval 1989

elis regina2

Não foi a primeira vez que Elis Regina foi homenageada no carnaval. A Mocidade Independente de Padre Miguel ficou na 7ª colocação do carnaval do Rio de Janeiro em 1989 com o enredo ‘Elis, Um Trem Chamado Emoção’.

Frank Aguiar – Tom Maior – Carnaval 2006

frank aguiar

‘Em Grandes Sertões Veredas, o Elo Perdido Se Achou. Piauí, a Terra do Sol Me Encantou! Com Frank Aguiar, o Rei do Forró, Eu Vou!’ foi o enredo que garantiu a 10ª colocação no carnaval de São Paulo em 2006 à Tom Maior.

Maurício de Sousa – Unidos do Peruche – Carnaval 2007

maurício de sousa

Maurício de Sousa desfilou ‘ao lado’ de célebres personagens da ‘Turma da Mônica’ como Mônica, Cebolinha e Cascão em 2007, quando a Unidos do Peruche o homenageou no enredo ‘Com Maurício de Sousa, a Unidos do Peruche Abre-Alas, Abre-Livros, Abre-Mentes e Faz Sonhar’. A escola acabou rebaixada no carnaval de São Paulo, na 13ª colocação.

Zeca Pagodinho – Morro da Casa Verde – Carnaval 2002

zeca pagodinho

A Morro da Casa Verde foi rebaixada na 13ª colocação quando homenageou o sambista no enredo ‘O Morro Canta Zeca Pagodinho, o Poeta de Xerém’, no carnaval de São Paulo em 2002.

Mazzaropi – Tucuruvi – Carnaval 2013

mazzaropi

Mazzaropi, clássico ator e comediante do cinema brasileiro, foi homenageado pela Acadêmicos do Tucuruvi no carnaval de São Paulo em 2013. O enredo ‘Mazzaropi: O Adorável Caipira. 100 Anos de Alegria’ deixou a escola na 6ª posição.

Bill Gates – Unidos do Peruche – Carnaval 1999

bill gates

Bill Gates, criador da Microsoft, foi homenageado pela Unidos do Peruche no carnaval de São Paulo em 1999, com o enredo ‘Bill Gates – O Cérebro do Futuro’.

Ivo Pitanguy – Caprichosos de Pilares – Carnaval 1999

ivo pitanguy

A Caprichosos de Pilares conquistou a 9ª colocação no carnaval do Rio de Janeiro de 1999 homenageando o cirurgião plástico Ivo Pitanguy com o enredo ‘No Universo da Beleza, Mestre Pitanguy’.

Ibrahim Sued – Acadêmicos de Santa Cruz – Carnaval 1985

ibrahim sued

O enredo ‘Ibrahim, de Leve Eu Chego Lá – Gente Fina é Outra Coisa’, homenagem ao colunista social Ibrahim Sued rendeu o rebaixamento na 14ª colocação à escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz no carnaval do Rio de Janeiro em 1985.

José Wilker – Império da Tijuca – 2016

josé wilker

Trabalhos marcantes da longa carreira de José Wilker foram lembrados no enredo ‘O Tempo Ruge, a Sapucaí É Grande e o Império Aplaude o Felomenal’, como ‘Roque Santeiro’, ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘Senhora do Destino’. Parte da família do ator chegou a participar do desfile, realizado dois anos após a morte do ator. A Império da Tijuca ficou na 7ª colocação da Série A do carnaval do Rio de Janeiro em 2016.

Comente com o Facebook
carlinhos maia

Carlinhos Maia ganha carro de R$ 600 mil do marido de Simone, dupla de Simaria

lula

Com apenas 7 anos de idade, morre um dos netos do ex-presidente Lula