in , ,

Com polícia, Luísa Mell resgata mais de 100 animais em canil clandestino

Resgate de cães, gatos e aves vítimas de maus-tratos foi filmado – com cenas fortes – e divulgado nas redes sociais

A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Luisa Mell resgataram mais de 100 cães, gatos e aves que eram vítimas de maus-tratos em um canil clandestino na Vila Jacuí, zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (28). Vários animais viviam em condições insalubres e estavam presos em gaiolas, caixas e no interior de móveis.

“Nunca vi nada tão terrível, tinha cachorro dentro de armário, dentro de aquário, em gavetas”, afirmou ao jornal ‘O Estado de S. Paulo’ a ativista e apresentadora de TV Luisa Mell, fundadora da organização não governamental (ONG) que leva seu nome. “É um filme de terror que não acaba.”

Segundo a ativista, araras e papagaios silvestres foram encontrados com sinais de estresse provocados por má alimentação Alguns estavam sem penas.

Luisa explicou que o instituto recebeu uma ligação da Polícia Ambiental solicitando ajuda para resgatar os animais, já que a corporação não tem viaturas e equipamentos suficientes para o trabalho. “Mesmo nós estamos tendo que pegar os cães aos poucos, porque não tivemos tempo de preparar a equipe”, disse Luisa.

No fim da tarde desta quarta, a ativista ainda estava no canil. A retirada dos animais foi prejudicada pela forte chuva que atingiu a capital paulista. Eles estão sendo levados à sede do Instituto Luisa Mell, em Ribeirão Pires, no ABC Paulista.

Veja também:
Tom Brady acredita que novo romance de Gisele começou antes do divórcio

Como o trabalho de remoção não foi finalizado, ainda não houve a contagem oficial do número de aves, cães e gatos resgatados. “Certamente foram mais de 100”, estimou Luisa.

#repost @institutoluisamell Comunicado Estamos recebendo um volume insano de e-mails relacionados ao interesse em adoção dos cães de raça resgatados do canil hoje, dia 28. Foram 113 cães de diversas raças retirados, além das aves. Todos estão sendo atendidos e os casos mais graves internados. Uma médica veterinária especialista em silvestres está também conosco agora realizando o primeiro atendimento das aves. Para todos que escreveram, dizendo "não querer adotar só porque é de raça, mas sim porque amam animais", esses cães não estão prontos para adoção, mas temos cerca de 150 cães sem raça definida (vira-latas), prontos e esperando a chance da serem amados. Sobre o resgate de hoje, além da vacinação, vermifugação e castração, que somente fazemos após exames, existe uma questão Legal envolvida para a obtenção da posse definitiva dos mesmos para que possam ser doados. Somente após a conclusão de todos esses tramites, que podem demorar semanas ou até meses, iniciaremos o período de triagem dos adotantes, seguindo sempre nossos próprios critérios. Sobre as aves, serão encaminhadas para um santuário para serem, se possível, reintegradas a natureza. Agradecemos a todos que estão nos apoiando. Trabalharemos a noite toda. Equipe Instituto Luisa Mell

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Em setembro, a Polícia Civil e a ONG resgataram 135 cães em Osasco, na Grande São Paulo. Os animais tinham marcas de espancamento e tortura. No local, os investigadores encontraram ainda nove cachorros mortos. A moradora do imóvel, uma idosa de 70 anos, foi levada pela polícia a uma delegacia.

Veja também:
Fernanda Gentil é diagnosticada com Paralisia de Bell; entenda

Em suas redes sociais, a ativista publicou imagens do resgate na zona leste e pediu ajuda de seus seguidores para receber doações e custear a recuperação dos animais. A ONG disponibilizou três contas bancárias para quem quiser contribuir: Banco do Brasil, agência 1817-1, conta corrente 120.000-3; Bradesco, agência 1974, conta corrente 288-7; e Itaú, agência 0772, conta corrente 09021-3.

Procurada, a polícia não informou se prendeu ou localizou os responsáveis pelo canil.

Luísa Mell promove feira de adoção, mas público desiste ao não achar cães de raça

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Jovem denuncia Burger King após ser nomeado ‘macaco’ em nota fiscal

Mari Palma se emociona em despedida no ‘Encontro com Fátima Bernardes’