in ,

Envolvido em polêmica, testamento de Chico Anysio é anulado pela Justiça

Um dos filhos do humorista se manifestou e alega que o pai teria deixado apenas dívidas como herança

Fotos: Divulgação/TV Globo

O humorista Chico Anysio morreu em 2012, aos 80 anos de idade. Após uma infecção no aparelho digestivo e uma pneumonia, ele sofreu duas paradas cardíacas, chegou a ser reanimado, mas não resistiu. Segundo relatos de amigos, ele teria deixado um patrimônio estimado em R$ 150 milhões.

Recentemente, no entanto, o testamento deixado pelo humorista foi anulado pela Justiça. O motivo? Ele teria deixado de fora um de seus filhos.

De acordo com a lei brasileira, é proibido deserdar um filho ou deixar sua mulher fora da divisão de bens. Se Chico não quisesse que seu filho, Lug de Paula (o Seu Boneco, do elenco original da Escolinha do Professor Raimundo), ficasse com nada que é dele, ele deveria ter feito a divisão de bens ainda em vida. Contudo, isso é raro de acontecer.

Uma personalidade famosa que já dividiu seu patrimônio antes mesmo de morrer foi Silvio Santos. Parece que ele já determinou a função de cada uma de suas herdeiras em suas empresas e deixou R$ 100 milhões para cada uma.

A viúva de Chico Anysio, Malga Di Paula, vive em um apartamento de frente para o mar em um bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro. Seus advogados querem que ela seja reconhecida como a única herdeira do apartamento.

Os profissionais encaminharam uma nota à imprensa: “Na qualidade de advogados de Malga Di Paula, informamos que o testamento de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho (Chico Anysio) foi declarado nulo por sentença proferida pelo Juiz da 2ª Vara da Família da Barra da Tijuca sob o fundamento de que o testador dispôs da totalidade de seus bens, o que contrariou disposição do Código Civil”.

“Apresentamos recurso de Embargos de Declaração para que o Juiz esclarecesse alguns pontos da decisão, principalmente no que se refere ao imóvel do Edifício Golden Royal, sobre o qual nossa cliente busca o reconhecimento de sua propriedade exclusiva. O recurso foi rejeitado, tendo sido aberto prazo para recorrer para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, prazo este que expirará no final da próxima semana”, informaram os magistrados Carlos Sanseverino e Denise Giardino.

Depois destas informações terem sido publicadas pela coluna de Leo Dias no portal ‘Uol’, um dos filhos e herdeiros de Chico Anysio, Nizo Neto, procurou o jornalista para contestar a informação. De acordo com ele, o pai não deixou quase nada financeiramente.

“Meu pai deixou de herança o legado e a obra, que é lindo! Financeiramente, não deixou nada”, disse. “As pessoas acham que eu sou milionário, o que seria normal, tratando-se de um homem como a história de Chico Anysio. Ele foi um homem que não se organizou para deixar bens materiais”, revelou.

Nizo Neto, filho de Chico Anysio, ainda disse mais: “Para não dizer que ele não deixou nada, ele deixou um apartamento, o que ele morava, que vai ser dividido entre todos os herdeiros, que não são poucos (nove filhos mais a viúva, Malga di Paula). Detalhe: o apartamento está atolado em dívidas de IPTU e de condomínio”.

“Ele também tinha duas lojas no Barra Garden (shopping) que também estão na mesma situação, cheia de dívidas. Eu acho que cada um (dos beneficiários na herança) vai ganhar no máximo uns 100 mil reais”, finalizou.

Veja também:
Justiça nega recursos de Rose Miriam sobre testamento de Gugu pela 2ª vez

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

goleiro bruno

Após críticas e repercussão negativa, Globo cancela série sobre goleiro Bruno

pasta do chanceler

Pasta de chanceler britânico muda de cor ao vivo em reportagem de TV