in ,

Cyberbullying: aplicativo Sarahah potencializa ataques virtuais

A nova rede social Sarahah viralizou na internet brasileira nos últimos dias. O aplicativo permite aos usuários que enviem, uns aos outros, mensagens completamente anônimas – sem meios para descobrir quem as enviou ou respondê-las.

O aplicativo tem sido assunto por onde passa, principalmente graças aos abusos que alguns usuários têm registrado ultimamente.

O título do app, “Sarahah”, é uma palavra árabe que significa ‘honestidade’ ou ‘franqueza’. Zain al-Abidin Tawfiq, o programador da rede, explicou que criou o aplicativo com o intuito de ser utilizado por empresas: seria uma forma de proprietários de negócios receberem feedbacks anônimos sobre os serviços que oferecem.

O que o criador não previu é que a natureza anônima do aplicativo se tornaria uma arma perigosa na mão de pessoas mal intencionadas que têm usado a plataforma para enviarem mensagens abusivas e praticarem o bullying virtual.

Ser cruel na internet não é novidade para ninguém, mas o fato das mensagens serem anônimas têm deixado tudo um tanto quanto mais sinistro e assustador.

Um dos usuários que publicou uma nota de avaliação do aplicativo, chamou a plataforma de “solo fértil para o ódio” e adicionou: “Meu filho se inscreveu e dentro de 24 horas alguém postou um terrível comentário racista em sua página, inclusive dizendo que ele merecia ser linchado”.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Deputado tatua ‘Temer’ no ombro e faz elogios ao presidente

Se juntas já causam: Bruna Marquezine, Sasha e Sabrina Sato postam foto de biquini