in ,

Novo vídeo de Felipe Neto causa polêmica e repercute nas redes sociais

Brincadeira do youtuber foi considerada preconceituosa e ele foi bastante criticado pelos internautas

Um dos youtubers mais famosos do Brasil, com mais de 25 milhões de pessoas inscritas em seu canal, Felipe Neto parece que adora colecionar uma polêmica. No último domingo (9), ao lançar um novo vídeo, o jovem se envolveu em mais uma controvérsia.

Na filmagem, Felipe realiza uma brincadeira chamada de “teste de conhecimento”, onde ele observa várias imagens e tenta adivinhar se as pessoas “nasceram homem ou mulher”.

No começo do vídeo, o youtuber parece saber que o assunto é delicado e polêmico e afirma que está falando apenas de “sexo biológico” e que não quer causar “reboliço”.

Em alguns trechos, o youtuber faz alguns comentários como: “Se for um homem eu vou ficar bolado porque eu achei atraente” e “parece um homem que tem pepeca”. O vídeo bombou na internet e já teve, até o momento, mais 1,9 milhão de visualizações.

Assista:

Pela internet afora, no entanto, o vídeo não foi nenhum pouco bem recebido, inclusive por fãs do próprio Felipe Neto, que se manifestaram na caixa de comentários do próprio YouTube.

O teste foi visto pelos internautas como preconceituoso e o vídeo repercutiu nas redes sociais, com Felipe Neto sendo amplamente criticado.

Lucca Najar e Thiessita, dois youtubers transexuais, usaram seus canais para publicarem vídeos em resposta à brincadeira de Felipe Neto. Eles acreditam que o polêmico vídeo reforça preconceitos contra pessoas transexuais.

“Eu estou há dois anos aqui no YouTube tentando desconstruir exatamente isso que você chama de sexo biológico. Se você entrar em qualquer vídeo meu aqui do canal você vai ver vários comentários falando que eu nasci mulher”, afirmou Lucca.

Veja também:
Conheça as donas de casa do Instagram que dão dicas e têm milhares de seguidores

 

Para Thiessita, esse conteúdo “é muito errado” e “reforça a transfobia”, além de perigoso porque reforça que pessoas têm “cara de homem” ou “cara de mulher” e que não interessa se Felipe Neto teve a intenção de ofender ou não. “Eu enquanto mulher trans me senti ofendida, sim”, afirmou.

Veja os vídeos-resposta:

Após a repercussão negativa, a assessoria de imprensa de Felipe Neto enviou uma nota de esclarecimento. Confira:

Em nenhum momento o vídeo tratava-se de pessoas transexuais ou homossexuais. Tratava-se de um jogo baseado em questionar se alguém era de fato uma mulher ou homem, ou se era alguém que parecia uma mulher ou homem, fosse com maquiagem, produção ou por mera semelhança de traços, e não por serem transexuais.

Dos 18 casos apresentados, apenas duas pessoas eram transexuais. O primeiro caso foi tratado simplesmente como mulher, sem fazer qualquer referência ao fato de ter nascido no sexo biológico masculino. Já o segundo foi o único em que Felipe Neto mostrou ser um homem que havia passado pela transformação através de cirurgias. Neste caso, contudo, o veículo optou por mostrar as fotos de antes, apenas por se tratar de uma pessoa que exibe na internet suas fotos do passado para mostrar a proporção da transformação.

Felipe Neto é conhecido por defender os direitos da comunidade LGBT e lutar contra a homofobia e outras formas de preconceito, constantemente ressaltando ao seu público a importância dessa luta. O youtuber, inclusive, já participou de um debate público com Marco Feliciano sobre o tema e tem diversos vídeos publicados condenando todo tipo de preconceito contra a comunidade LGBT.

Quanto às pessoas ofendidas, Felipe Neto se desculpa e informa que não teve, em momento algum, qualquer intenção de ofender, até por isso a sua equipe foi orientada a não colocar pessoas transexuais no vídeo.”

Vaza vídeo íntimo de Felipe Neto, ele confirma e promete processo judicial

Veja também:
No 'Programa Silvio Santos', Fabíola Reipert insinua que Neymar trai Bruna Marquezine
kendall jenner

Fotos de Kendall Jenner totalmente sem roupas são roubadas e publicadas na web

sabrina sato1

Grávida de 7 meses, Sabrina Sato exibe o barrigão em ensaio totalmente sem roupa