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Agora, será possível bloquear ligações de telemarketing; veja como funciona

O prazo para empresas de telecomunicação cadastrarem o número daqueles que não desejam receber essas ligações vence no próximo dia 16

O consumidor que não deseja ser perturbado, agora, poderá bloquear ligações de telemarketing. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as principais empresas do setor de telecomunicações – Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo –  têm até 16 de julho para lançar uma lista nacional de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing, as quais tem o objetivo de oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.  As informações são do G1.

Essas empresas deverão criar e divulgar um canal pelo qual o consumidor poderá manifestar o seu desejo de não ser incomodado – e, assim, bloquear ligações de telemarketing. Aqueles que tiverem seu nome na lista de “não perturbe” não receberá ligações das empresas citadas acima.

Veja também:
Empresas de telefonia vão ter que criar lista de 'não perturbe'

Muitas são as queixas das pessoas por conta de ligações indesejadas. É comum acontecer das chamadas ficarem mudas ou simplesmente caírem ao atender, por conta de falhas no sistema de telemarketing automatizado. Essa programação também faz com que o mesmo consumidor receba diversas ligações no mesmo dia.

Tais fatos colaboraram para o aumento do número de queixas relacionadas às chamadas de telemarketing. De 2016 até maio deste ano, já são 83.829 reclamações.

A Anatel informou ao G1 que a implantação do sistema deverá ser realizada o mais rápido possível a partir da inclusão do número do consumidor na lista. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multa no valor de R$ 50 milhões.

Em estados, é possível bloquear ligações de telemarketing

Em alguns estados, já existem leis que possibilitar bloquear ligações de telemarketing – neste caso, não restrita apenas às empresas de telecomunicação.

O Procon de cada estado tem um site específico para o consumidor cadastrar seu celular. Clique no nome do estado para acessar:

Aqueles que não querem receber ligações de telemarketing, podem realizar sua inscrição nesses links e, desta maneira, ficar livre delas. Para isso, o consumidor faz sua inscrição e recebe, posteriormente, uma senha por e-mail, onde pode incluir ou excluir números de telefone.

O cadastro fica bloqueado por prazo indeterminado e a qualquer momento é possível cancelar o bloqueio, mas não garante que você não receberá mais ligações imediatamente. Antes de iniciar uma campanha, as empresas devem acessar a lista de telefones inscritos para os quais não poderão efetuar chamadas.

De acordo com o G1, a lei entrou em vigor em São Paulo em 2009. Desde então, já são 2.064.764 números de telefones cadastrados para não receber as ligações de telemarketing. Já o total de reclamações chegou a 138.886 até o último dia 19 de junho. A quantidade de números de telefone e de reclamações têm aumentado.

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