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Comercial com Grazi Massafera vira motivo de chacota por caju de cabeça para baixo

Anúncio mostra fruta de maneira incorreta e rendeu muita polêmica nas redes sociais

Fotos: Reprodução/Instagram

Um comercial da L’Occitane au Brésil estrelado por Grazi Massafera tem chamado atenção nas redes sociais, mas não exatamente pelos motivos que os publicitários gostariam. A controvérsia gira em torno de um detalhe peculiar: um caju apresentado “de cabeça para baixo“.

De acordo com críticos nas redes sociais, o anúncio mostra a fruta tropical de uma maneira que não corresponde à sua apresentação natural, o que levantou questionamentos sobre a pesquisa e atenção aos detalhes da produção publicitária.

“Isso mostra uma falta de cuidado e respeito pela cultura brasileira“, declarou um internauta sobre a campanha feita pela marca de cosméticos originalmente francesa.

Este também não é o único erro da campanha, intitulada “É Tempo de Caju na Pele”, e veiculada originalmente em 3 de outubro. A planta vista nas imagens, cujo caju está preso por um fio de nylon, também não é um cajueiro.

“Quando as empresas do sudeste tentam falar do nordeste dá nisso: O caju nascendo no pé de amora pela castanha (???)”, pontuou uma internauta.

“O caju está na época. Cheio de árvore carregada. E os ‘caras’ me fazem isso. Caju preso pela castanha. Preso com fio de nylon. Numa amoreira!”, criticou outro perfil.

A atriz, protagonista da publicidade, ainda não se pronunciou publicamente sobre a polêmica.

Mas as discussões sobre o comercial não param de ganhar força, especialmente nas plataformas digitais, onde muitos internautas não perdoaram o erro.

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“Não é questão de ser ‘mimimi’. É uma questão de representar corretamente o que é nosso“, afirmou outro usuário das redes sociais.

Veja um cajueiro real na imagem abaixo:

caju - cajueiro
Foto: Canva

A situação também provocou pronunciamento do Instituto Caju Brasil (ICB), uma organização não governamental.

“Representando mais de 190 mil famílias da Cajucultura, nossa indignação à falta de cuidado e pesquisa no lançamento da campanha. O setor já vive diversos problemas e ter a identidade descaracterizada enfraquece ainda mais nossa cultura alimentar”, publicou o ICB.

O tema virou assunto para especialistas em marketing e publicidade, que apontam como um pequeno detalhe pode ter grande impacto na percepção de uma marca.

“Isso demonstra como é crucial prestar atenção aos mínimos detalhes em campanhas publicitárias. Um erro tão pequeno, mas que gera uma discussão tão grande, pode ser prejudicial para a imagem da marca, destacou um profissional da área.

Não é a primeira vez que erros de representação em campanhas publicitárias causam desconforto entre os consumidores. De acordo com internautas, o caso também levanta questões sobre como a publicidade precisa ser cada vez mais respeitosa na representação de elementos culturais.

Entretanto, não foram apenas críticas que o comercial recebeu. Há também quem defende a liberdade criativa da produção. “Às vezes, as pessoas procuram problemas onde não existem. Foi só uma representação estilizada”, argumentou um apoiador da campanha.

O fato é que o anúncio com Grazi Massafera conseguiu, involuntariamente, despertar um debate sobre opções e respeito cultural em publicidades.

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Diante da repercussão negativa da campanha, a L’Occitane au Brésil afirmou que o “time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, colocando-o pendurado pela castanha e não em sua árvore nativa, para tornar a estética mais lúdica”.

Confira o vídeo da propaganda que está dando o que falar na web:

Grazi Massafera
Foto: Reprodução/Instagram

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