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Racismo? Ativistas criticam campanha de papel higiênico preto

Empresa foi questionada por usar expressão ‘Black is Beautiful’, consagrada por militantes, para fins publicitários

(Foto: Bob Wolfenson / divulgação)

A campanha divulgada pela Santher para promover a sua nova linha de papel higiênico de cor preta, ‘Personal Vip Black’, foi criticada nas redes sociais por ativistas do movimento negro e por internautas de um modo geral.

Veja também:
Marina Ruy Barbosa posa de papel higiênico preto para campanha

A principal crítica foi direcionada ao uso da expressão ‘Black is Beautiful’, via hashtag, para o produto. Segundo ativistas e internautas, a frase é conhecida pelos defensores do movimento negro e foi banalizada por acabar em uma campanha publicitária – que nada tem a ver com a causa.

(Foto: Bob Wolfenson / divulgação)
(Foto: Bob Wolfenson / divulgação)

De fato, ‘Black is Beautiful’ é uma expressão de rico contexto histórico. A frase ganhou notoriedade ao ser usada, na década de 1960, por membros da comunidade afro-americana, que ainda buscava por seus direitos perante a sociedade.

“Eu nem sei o que dizer sobre o uso de #BlackIsBeautiful num papel higiênico. Malcom X me abane!”, disse a jornalista Cecília Oliveira. “Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje. […] Mas no Brasil, se você digitar #blackisbeautiful você vai encontrar papel de bunda”, afirmou o escritor Anderson França.

Veja a repercussão:

Posicionamento da empresa e de Marina Ruy Barbosa

A repercussão do caso fez com que a Santher, proprietária da marca Perosnal, retirasse a hashtag #BlackIsBeautiful da linha de papel higiênico da cor preta. A publicação que anunciou o produto teve seus comentários bloqueados.

Em nota à imprensa, a Santher disse que “a cor (preta) sempre foi considerada ícone de estilo e refinamento nos universos de luxo e moda”. Além disso, a empresa pediu desculpas “por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado” e reforçou que “nenhum outro significado foi pretendido” pela campanha.

Garota-propaganda da ação publicitária, a atriz Marina Ruy Barbosa disse disse lamentar “que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado”. “Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender”, afirmou.

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