in , ,

Declarações polêmicas de Fernanda Brum no ‘Encontro’ repercutem na internet

A cantora gospel se estranhou com mentalista e gerou climão no programa da Globo

O ‘Encontro com Fátima Bernardes’, atração matinal da Rede Globo de Televisão, parece gostar de colecionar momentos polêmicos criados por seus próprios convidados. Quem serviu a torta de climão dessa vez foi a cantora gospel Fernanda Brum, convidada dessa terça-feira (24).

Na edição em questão, o tema da conversa girava em torno da leitura de pensamentos. Os outros convidados eram a atriz veterana Nívea Maria, o neurocientista Fernando Gomes Pinto e o mentalista Rick Thibau – foi com esse último que Fernanda se estranhou.

O mentalista explicava sobre como se comunicava com pacientes com problemas psicológicos ou até mesmo em coma e chegou a adivinhar um nome que Nívea Maria estava pensando.

Foi então que Fernanda decidiu manifestar sua opinião: “Pelo menos lá em casa, a minha vó, que está na Glória agora, está em Deus, ela me ensinou o que era o profético. Então, a ciência está colaborando com aquilo que a gente já tinha instintivamente através da comunicação com Deus, da fé, da Bíblia. Adivinhar, então, não seria a palavra pra mim. Esse oráculo, esse profeta verdadeiro, e não o charlatão, é aquele que conhece a necessidade do outro quando para para ouvir deus, para ouvir o Espírito Santo. Se você aprendeu a ouvir deus através do que você lê, você descobre o que está acontecendo com seu amigo. Na igreja acontece todo tempo”.

Nívea também quis opinar e relembrou uma situação que aconteceu com uma parente, que ia passar por uma cirurgia e pediu que os familiares fizessem uma corrente de pensamentos positivos.

Ainda, em outro depoimento, a atriz contou uma história pessoal de comunicação com uma pessoa portadora de deficiência especial: “Eu fui me tratar e aprender a lidar com essa pessoa, que às vezes não sabe se expressar. Então você tem que ir fundo para entender, com muita calma e tranquilidade. É um dom? Não sei. Eu acho que isso se chama amor, solidariedade, tolerância com quem não consegue fazer isso sozinho”, comentou a atriz.

Veja também:
Afinal, Sandra Annenberg era uma das passarinhas do Castelo Rá-Tim-Bum?

Fernanda, que não manifestou nenhuma surpresa com as habilidades do mentalista, insistiu em seu argumento de que tudo aquilo era muito normal pra ela: “Olha só, gente. Isso aqui é muito normal pra mim. Vocês estão muito surpresos, eu entendo. Mas isso é muito normal. Ele pode ter algumas vertentes diferentes a respeito do que está fazendo aqui. Ele pode fazer isso profissionalmente, como alguém que estudou escultura estética, psicologia sistêmica, ele pode ter se aprofundado em física quântica, ele tem várias vertentes para ser lidas agora. Agora, eu que tô lendo ele. Mas ele pode ter simplesmente nascido com o dom para a profecia. E isso é dado sem arrependimento. O problema é como a pessoa vai usar aquilo que recebeu. Então o que ele fez de adivinhar o nome que a Nívea estava pensando, isso acontecia em casa toda hora”.

A coisa chegou a piorar quando a cantora gospel chamou as habilidades do mentalista de “truques”. Visivelmente ofendido, Rick tentou interromper: “Truque é uma palavra que me ofende”.

Fernanda então questionou se poderia ou não dar a sua opinião e o climão se estabeleceu de uma vez por todas no ar. Sem saber onde enfiar a cara, Fátima Bernardes precisou dar continuidade ao programa.

Repercussão nas redes

Durante a exibição do programa na manhã desta terça-feira e durante todo o dia, a polêmica foi assunto nas redes sociais – com destaque para o Twitter, onde o nome de Fernanda Brum chegou a figurar nos assuntos mais comentados por algumas horas.

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo

Alguns internautas criticaram o posicionamento da cantora, acreditando que ela tenha sido “chata” e “inconveniente”. Outros acreditam que, além disso, as coisas que ela dizia não faziam muito sentido.

Já uma parte da internet tomou as dores de Fernanda e tentou defendê-la. Nesse caso, o principal argumento era que a cantora estava sendo vítima de “intolerância religiosa”, pelo simples fato de ela ser evangélica.

Confira alguns tweets em destaque sobre a polêmica:

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Fortuna: descubra o salário de Fátima Bernardes e outros apresentadores da Globo

Racismo? Ativistas criticam campanha de papel higiênico preto