in ,

Figurinista nega que tenha sido amante de José Mayer e pede respeito ao seu silêncio

Em novo texto, Susllem Tonani também explica o motivo de não ter prestado queixa contra o ator

José Mayer e Susllem Tonani trabalhavam juntos na novela "A Lei do Amor" (Foto: Divulgação)

Susllem Tonani, a ex-figurinista da Rede Globo que sofreu assédio de José Mayer, publicou um novo texto no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal “Folha de S.Paulo”, para desmentir boatos repassados nas redes sociais e esclarecer o motivo de não prestar queixa contra o ator. Na postagem, feita na madrugada desta sexta-feira (5), ela pede para que as pessoas a deixem seguir com a sua vida em paz.

No começo do texto, Susllem nega a informação de que já foi amante de José Mayer e diz que ela não foi demitida da Globo. Ela explica que seu contrato valia até o final da novela “A Lei do Amor”, na qual os dois profissionais trabalharam.

Susllem também explica que não prestou queixa à polícia porque se sentiu satisfeita com o pedido de desculpas da emissora e com a carta de confissão de José Mayer. “Senti que tive a justiça que desejava. Pouco creio que a punição criminal para o meu caso tenha alcance maior que já tivemos”, relatou.

José Mayer e Susllem Tonani trabalhavam juntos na novela "A Lei do Amor" (Foto: Divulgação)
José Mayer e Susllem Tonani trabalhavam juntos na novela “A Lei do Amor” (Foto: Divulgação)

Sobre ser criticada por não comparecer à delegacia para prestar depoimento e ao silêncio que manteve após a repercussão de seu primeiro texto, a figurinista reiterou seu direito de permanecer reservada. “Por que incomodou tanto o meu silêncio pós-relato? Talvez porque eu não tenha cumprido o papel da oportunista exibicionista que o patriarcado esperava. Talvez porque não tenha sido a liderança, o exemplo que queriam que eu fosse. Desculpe desapontar estas e estes”, afirmou.

No encerramento do texto, Susllem diz que continuará apoiando a luta contra o assédio às mulheres, mas pede que seu espaço seja respeitado. “Reservo a mim o direito de encerrar esse assunto. Chego ao final da minha jornada. Estou no limite da minha capacidade emocional de seguir na linha de frente dessa luta. Peço que respeitem os meus limites, violados anteriormente, quando tudo isso começou. Outras podem assumir a frente dessa luta. E eu me comprometo a sempre apoiá-las, assim como fui apoiada por tantas”, enfatiza.

Veja também:
91 anos de Silvio Santos: relembre 8 declarações controversas do apresentador

Relembre o caso

No dia 31 de março, Susllem usou o blog #AgoraÉQueSãoElas para relatar diversos assédios cometidos por parte de José Mayer contra ela. O texto ganhou repercussão e, inicialmente, o ator negou as acusações. Por fim, ele acabou acabou admitindo o assédio, escreveu um texto público se desculpando e foi afastado da Globo.

No início de abril, diversas mulheres, entre elas profissionais da Rede Globo, usaram suas redes sociais para se manifestar contra o assédio sexual. No Instagram, muitas usaram as hashtags “Mexeu com uma, mexeu com todas” e “chega de assédio” para repudiar a situação.

A emissora também emitiu nota falando sobre o caso e pedindo desculpas à Susllem pelo ocorrido. Confira:

“Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas.

Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.

Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres “Mexeu com uma, mexeu com todas”, a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.

O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar.

A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas.”

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Cobertor superpesado alivia estresse e ansiedade durante o sono

Jovem defende a namorada chamada de gorda e viraliza