in , ,

Espectador é interrompido ao relatar experiência de racismo no Encontro

Ana Furtado foi criticada nas redes sociais por interromper a fala de “Seo” Joel

A equipe do Encontro desta quarta-feira (24) não contava com a participação de “Seo” Joel, espectador que se levantou da plateia e resolveu relatar experiências pessoais de racismo ao vivo e, inicialmente, sem microfone. De pé no estúdio, o senhor começou sua fala de forma ainda inaudível para o público de casa, até ser abordado por Lair Rennó, que o entregou um microfone. O homem, então, continuou comentando sobre “democracia racial” no Brasil.

“Não existe preconceito velado, existe racismo verdadeiro. Eu já sofri racismo. Eu sou filho de branco com negro (…). Isso [a discriminação racial] é altamente ofensivo a qualquer ser humano, principalmente quando você está passando (…) e uma mulher branca pegam a bolsa e jogam na frente [do próprio corpo, em sinal de alerta]”, desabafou “Seo” Joel. Querendo estender o assunto, o senhor foi interrompido pela produção do programa e teve o microfone cortado enquanto falava “Deixa eu só fechar”.

A apresentadora Ana Furtado, que substituía Fátima Bernardes, seguiu a interrupção afirmando achar legítima e respeitosa a manifestação do espectador. “A gente já falou muito aqui sobre lugar de fala (…) é muito difícil pra nós brancos falarmos o que o negro sente e passa”, disse dando continuidade ao programa.

Alvo de críticas na internet, Ana Furtado e Lair Rennó se puseram ao lado de “Seo” Joel no final do programa e se desculparam pela interrupção. “Eu só queria que o negro se conscientizasse de que somos todos iguais, independente se nos conhecemos, que nos cumprimentemos e nos reconheçamos”, disse o homem, quando pode concluir sua fala.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Com 2 votos a favor, Tribunal já tem maioria para condenar Lula

Por unanimidade, Tribunal da Lava Jato condena Lula e aumenta pena