in ,

Harry se chateia e lamenta decisões da Rainha em relação a seu afastamento

Príncipe quebrou o silêncio após a Coroa britânica decidir que ele e Meghan Markle perderam os títulos de ‘altezas reais’

Após a decisão do príncipe Harry e Meghan Markle de levarem uma vida mais independente da realeza, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado, no último sábado (18), no qual apresenta as decisões tomadas pela Família Real britânica.

Dentre as medidas da Rainha Elizabeth II, está o fato de o casal não ser mais considerado como representante oficial da realeza. A monarca também decidiu que Harry e Meghan não poderão mais utilizar os títulos de “suas altezas reais”.

Na tarde deste domingo (19), Harry quebrou o silêncio sobre o assunto e manifestou chateação com as decisões da avó.

“Nossa esperança era continuar servindo à rainha, à comunidade e minhas associações militares, mas sem financiamento público. Infelizmente, isso não foi possível”, disse ele em um pronunciamento oficial.

Veja também:
Meghan Markle e Harry anunciam afastamento da Família Real britânica

Harry também disse que, apesar de tudo, aceita a decisão da Família Real e reafirmou sua decisão de afastar-se da realeza para viver o que chamou de “uma vida mais pacífica”.

“Aceitei, sabendo que isso não muda quem eu sou ou com o que estou comprometido. Espero que entendam o que aconteceu, que eu estou afastando minha família de tudo que já conheci para dar um passo adiante no que espero que possa ser uma vida mais pacífica”, disse.

Confira o comunicado do príncipe Harry na íntegra (em inglês, sem legendas):

Como fica a vida de Harry e Meghan daqui pra frente

Com a decisão de afastar-se da monarquia, a Coroa decidiu que casal continuará sendo chamado de Duque e Duquesa de Sussex, mas não poderão mais usar o título de “alteza real”. Além disso, não receberão mais dinheiro público para os deveres reais, mantendo apenas patrocínios e associações pessoais.

Ainda, o casal precisará devolver cerca de 2,4 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 14 milhões) – dinheiro de contribuintes britânicos que foi usado para reformar a casa dos dois na Inglaterra e que continuará sendo a residência deles no país.

“A decisão que tomei para que minha esposa e eu recuássemos não foi leve. Passamos por muitos meses de conversas depois de tantos anos de desafios. O que quero esclarecer é que não fomos embora e certamente não estamos indo embora”, completou Harry.

Agora, os dois planejam se dividir entre o Reino Unido e o Canadá, passando mais tempo na América do Norte. O caso ganhou apelido de ‘Megxit’ na imprensa mundial e teve repercussão no mundo todo.

Manifestação oficial da Rainha Elizabeth II

A Rainha também enviou um comunicado no qual ela elogia o neto e a esposa: “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família”, disse a monarca em nota publicada no site oficial da Família Real britânica.

“Depois de muitos meses de conversas e mais recentes discussões, estou satisfeita que juntos encontramos um caminho adiante construtivo e de apoio para meu neto e sua família”, afirmou Elizabeth II.

“Eu reconheço os desafios que eles viveram como resultado do intenso escrutínio ao longo dos últimos dois anos e apoio o desejo deles de uma vida mais independente. Eu quero agradecê-los por todo o trabalho dedicado em todo este país. É o desejo de toda a minha família que o acordo de hoje permita que eles comecem a construir uma nova vida feliz e pacifica”, concluiu a Rainha no comunicado.

Veja o comunicado da Rainha na íntegra (em inglês):

Veja também:
Meghan Markle e Harry anunciam afastamento da Família Real britânica

Comente com o Facebook
leonardo

Leonardo publica vídeo empurrando Ferrari sem gasolina