in ,

Polícia alerta sobre ‘Homem Pateta’, que induz crianças ao suicídio na web

Perfis que se identificam como Jonathan Galindo podem ser prejudiciais à saúde mental dos menores

As autoridades policiais estão bastante preocupadas com uma nova ameaça que ronda as redes sociais e pode ser perigosa para a saúde mental das crianças: perfis que se identificam como Jonathan Galindo, o ‘Homem Pateta’, podem induzir ao suicídio.

Os perfis utilizam fotos que remetem ao personagem da Disney e utilizam o Facebook para se aproximar de crianças, com mensagens perturbadoras e desafios que podem levar à morte.

Apesar de ainda não ter sido registrado nenhum caso no Brasil, já é possível encontrar perfis do Homem Pateta com mensagens em português. O primeiro caso foi registrado em 2017, na Europa, e o perfil se comunicava em espanhol.

“Este perfil faz o desafio para que o interessado envie uma mensagem privada e, em resposta, passa a enviar vídeos, textos, áudios e até a fazer ligação por vídeo ao vivo. Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio”, explicou a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima.

Diante do risco iminente, autoridades policiais brasileiras já alertam aos pais para manterem monitoramento constante do conteúdo acessado por crianças e adolescentes na internet.

“Conversar e fortalecer a relação de confiança também é fundamental para que, caso algo aconteça, ele se sinta à vontade para te procurar e contar imediatamente o que ocorreu”, ensina Fernanda, que é especialista em investigação de crimes contra crianças e adolescentes.

“Mesmo que seu filho seja adolescente, não é demais lembrar que você tem total responsabilidade pela garantia da integridade física e psicológica dele, portanto, monitore constantemente o que seu filho vê, lê, ouve, escreve ou assiste pela internet. Os criminosos sexuais usam diversas estratégias para se aproximar das crianças e dos jovens, e podem aproveitar essa brecha até mesmo para obter informações sobre a rotina da sua casa e marcar encontros às escondidas para praticar os abusos”, aconselha.

Veja também:
Chá-de-fraldas 'sob rodas' acaba em confusão e termina na delegacia

Veja o vídeo:

 

Comente com o Facebook
mayra cardi

Em vídeo, Mayra Cardi expõe Arthur Aguiar: ‘me traía pra se sentir mais homem’

eliana

Eliana é afastada do SBT após contrair a Covid-19: ‘fiquei sem chão’