in

Moradores de Brumadinho tentam salvar vaca, mas animal é sacrificado

Após confrontarem policiais, bombeiros e funcionários da Vale, que tentavam instalar tapumes no local, quase 20 pessoas se embrenharam na lama para tentar retirar o animal

Foto: Wilton Júnior / Estadão

A tentativa de salvar a vaca que estava desde sexta-feira (25) atolada mobilizou dezenas de pessoas em Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas, mas não terminou com final feliz.

Depois de confrontarem policiais, bombeiros e funcionários da Vale, que tentavam instalar tapumes no local, quase 20 pessoas se embrenharam na lama para tentar retirar o animal. Mais de uma hora depois, porém, ela precisou ser sacrificada.

Luciana Trindade, da ONG Ecoação, conta que desde a manhã deste domingo voluntários de três organizações se mobilizavam: Ecoação, Anjos do Asfalto e Luiza Mel. No fim da manhã, a Polícia Civil retirou o grupo que tentava amarrar uma corda para içar a vaca. Alegaram risco de rompimento da barragem 6 para impedir o esforço. À tarde, quando o nível de risco foi reduzido para 1 – ou seja, sem risco -, todos voltaram.

“A Vale estava colocando um tapume. Só faltou aplicar um adesivo de praia para esconder o estrago que fez. Mas foi uma revolta geral. As pessoas gritavam e diziam que a polícia não podia impedir. Acabaram usando os tapumes para chegar até a vaca”, conta.

Com o grupo já em campo, voluntários da Cruz Vermelha, veterinários e bombeiros foram para o local apoiar os esforços. A retirada do animal do local, cercado de lama por todos os lados, não foi possível. O Corpo de Bombeiros analisou a situação, afirmou que não teria como içar, de helicóptero, um animal daquele porte.

A vaca foi sacrificada com uma injeção, sob os olhares de quase trinta pessoas que, minutos antes, comemoraram a vitória.

Veja também:
91 anos de Silvio Santos: relembre 8 declarações controversas do apresentador

MPMG cobra retirada de animais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está cobrando da Vale, de forma imediata, o resgate dos animais isolados na região de Brumadinho em razão do rompimento da barragem. Também acionou a companhia para que garanta “a provisão de alimento, água e de cuidados veterinários àqueles animais cujo resgate não for tecnicamente recomendável”. O pedido foi divulgado na manhã deste domingo (27).

Sirene de evacuação toca em Brumadinho por risco de novo rompimento

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

professora

Emocionante! Caixão de professora é coberto por desenhos de seus ex-alunos

Cleo posta foto de maiô cavado para mostrar que engordou 10 kg