in ,

Oscar Schmidt desistiu do tratamento do câncer? Entenda a controvérsia

O ex-jogador de basquete assustou os fãs ao afirmar em entrevista que havia decidido parar tratamento

Fotos: Reprodução/Instagram

Oscar Schmidt viu seu nome figurar em meio a uma polêmica nos últimos dias. O motivo? O ex-atleta falou em entrevista que havia decidido parar o tratamento contra um câncer no cérebro, diagnosticado há 11 anos.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Em entrevista ao programa ‘Sensacional’, de Daniela Albuquerque na ‘Rede TV!’, Oscar Schmidt, no auge dos seus 64 anos, disse que abriu mão das sessões de quimioterapia. Mas a maneira com que a informação foi divulgada deu a entender que o atleta estava desistindo de enfrentar a doença, e esperaria morrer.

Contudo, neste sábado (15), Oscar Schmidt veio a público através de seu perfil no Instagram e disse que está bem, curado e que tudo não passou de um mal entendido. Lenda do basquete, Oscar fez questão de tranquilizar os fãs.

Oscar disse que diferente do que foi divulgado, ele perdeu o medo de morrer, quer focar nos familiares, ter mais tempo para eles… Porém, quem o deu segurança para parar a quimioterapia foi o próprio médico, que o deu alta, pois acredita que ele já está curado.

Veja também:
Com gripe, Ana Beatriz Nogueira vai ao hospital e descobre câncer no pulmão

“Eu fiz quimioterapia, que eu parei esse ano. Eu mesmo decidi parar. O doutor falou, há três anos, que estava pensando em parar com a quimioterapia. Eu falei: o senhor quer me matar, doutor? Aí, continuamos mais dois anos e meio e eu parei no começo desse ano porque, se ele falou dois anos e meio atrás significa que eu estou curado. E foi isso que aconteceu. O papa me abençoou, botou a mão em mim, nunca tinha chegado perto do papa”, disse Oscar em entrevista à Daniela Albuquerque.

Na ocasião, ele ainda disse mais: Parei (com o tratamento) esse ano, eu mesmo decidi parar. Morria de medo de morrer. Fechar o olho e não acordar mais, para mim era um terror. E graças ao tumor, perdi esse medo. Não quero ser o melhor palestrante ou o melhor jogador. Quero ser um marido e pai melhor“. 

Mas, neste sábado (15), Oscar decidiu explicar o mal-entendido. Meu médico Dr Olavo Ferreira, ao ver os meus últimos exames, falou: ‘Oscar, você está bem, vamos parar com a quimioterapia“, disse ele em um vídeo compartilhado no Instagram.

“Depois dessa declaração que dei, virou uma confusão danada. Não estou desistindo do meu tratamento. Recebi alta do meu médico. Estou seguindo o conselho do meu médico que acha que eu estou curado. E estou mesmo! Eu venci essa batalha!“, declarou.

Oscar Schmidt é um dos maiores jogadores de basquete da história. Ele marcou 49.737 pontos ao longo da carreira, sendo considerado o maior pontuador da modalidade.

O atleta brasileiro supera Kareem Abdul Jabbar, mas trata-se de um record extraoficial. Desde o ano de 2013, Oscar faz parte do Hall da Fama do Basquete, nos Estados Unidos, país onde o basquete é um esporte muito respeitado e acompanhado pelo público.

Assista ao vídeo publicado pelo próprio Oscar Schmidt no Instagram:

Internautas reagiram à notícia do fim do tratamento contra o câncer. “Graças a Deus!! O Brasil tem que te reconhecer e agradecer pela eternidade! Ídolo”, escreveu o apresentador Marcos Mion.

“Notícia espetacular. Deus abençoe!”, disse uma fã. Louvado Seja Deus! Vida longa ao Rei Oscar, disse outro admirador de Oscar.

“Estávamos tristes com a notícia que foi dada… Mas graças a Deus você está bem. Isso aí, Oscar. Já está curado em nome de Jesus”, comentou mais uma pessoa.

Confira a nota emitida pela Assessoria de Oscar, na íntegra:

“Em razão de matérias/notas publicadas por veículos de comunicação e informações publicadas em redes sociais na data de ontem (sexta-feira, dia 14) e hoje (sábado, dia 15), gostaríamos de esclarecer que Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete e atual palestrante motivacional, está bem de saúde, considerado curado do câncer no cérebro contra o qual enfrentou um longo e delicado tratamento acompanhado pelo oncologista Dr. Olavo Feher desde 2013.

O ‘recorte’ dado pela mídia após entrevista concedida ao programa ‘Sensacional’, da RedeTV!, gerou uma interpretação equivocada sobre seu estado de saúde: Oscar não ‘desistiu’ do tratamento de quimioterapia, como noticiado.

Durante todo o período após a extração do tumor, Oscar realizou exames de rotina regularmente, inclusive ressonâncias magnéticas, acompanhando de perto a evolução do tratamento. Recentemente, a equipe médica informou que não seria mais necessário submeter-se às sessões, uma vez que, já há bastante tempo, não há qualquer sinal da doença em seu organismo.

Diante deste cenário, recentemente Oscar encerrou o tratamento com sessões de quimio e não ‘desistiu’ do tratamento, como divulgado, recebendo alta médica. A partir de agora, o ex-jogador fará apenas acompanhamento de rotina com o Dr. Feher, uma vez que sua situação pode ser considerada como em remissão.

Oscar agradeceu o carinho e a preocupação de fãs e amigos que enviaram mensagens nesses últimos dias.

‘Gostaria de agradecer imensamente o carinho de todos os fãs e amigos que me mandaram mensagens nesses últimos dias. Se teve algo de bom nesse mal entendido, foi ver o carinho de todos vocês comigo. Fiquem tranquilos: eu não desisti dessa luta. Eu nunca faria isso. Eu VENCI essa batalha‘.

Atenciosamente,

14 Eventos.” 

Veja fotos antigas de Oscar Schmidt jogando basquete:

Oscar Schmidt - basquete
Fotos: Reprodução/Instagram
  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Yasmin Brunet diz que amiga se curou do câncer ‘com meditação’

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Thomaz Costa - A Fazenda

Thomaz Costa tenta suicídio confinado em A Fazenda

Letícia Maia - Kat Torres - Desirré Freitas

Kat Torres: tudo sobre o caso da modelo e ‘bruxa’ brasileira acusada de tráfico humano