in ,

Polêmica: restaurante lança hambúrguer com nome de Marielle Franco e é criticado

O sanduíche viralizou na web e começaram a surgir diversas críticas à ação do restaurante

Um restaurante na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, gerou uma polêmica nesta semana ao criar um sanduíche e batizá-lo com o nome da vereadora Marielle Franco.

Chamado de Vegan’s 2 Go, a hamburgueria criou um hambúrguer de feijoada sem glúten e “homenageou” a vereadora, que foi assassinada a tiros no dia 14 de março deste ano.

Logo, o hambúrguer de gosto duvidoso viralizou na web e começaram a surgir diversas críticas à ação do restaurante. No Facebook, usuários questionaram os motivos da iguaria ter sido nomeada assim. Muitos consideram que o estabelecimento está se aproveitando da tragédia para obter lucro.

“Ganhar dinheiro com o nome de mulher preta, que foi ASSASSINADA, é muito desonesto. Isso não é homenagem, é oportunismo. Respeitem nossa dor!”, escreveu uma internauta nas avaliações do restaurante.

“Total desrespeito com a Marielle. Vocês envergonham os veganos”, disse outra. “O que passa pela cabeça de uma pessoa para criar um ‘hambúrguer de feijoada’ com o nome de uma mulher negra, brutalmente assassinada?”, questionou uma terceira usuária da rede social.

A proprietária do estabelecimento deu uma entrevista ao site Bhaz e negou que o nome de Marielle tenha sido usado para “gerar lucro”. Camila Marques, de 29 anos, explicou ao site que o hambúrguer surgiu a partir da sugestão de uma cliente e que houve uma votação para a escolha dos ingredientes.

Ela também contou que o cardápio conta com vários lanches nomeados em homenagem à mulheres fortes e ativistas. Luisa Mell, Bela Gil, Carmem Miranda e Alana Rox são alguns deles.

Veja também:
Após ser traída, mulher vira detetive e já desmascarou mais de 400 homens

“Acompanhamos as críticas, mas estamos tranquilos. Tivemos autorização da família para homenagear a Marielle, permissão da filha dela”, disse, citando Luyara Santos.

“Tudo foi feito com muito respeito, as pessoas julgam sem saber. Quem acompanha há mais tempo sabe que somos um restaurante ativista, que defende causas. O veganismo, o movimento negro, a causa LGBT. É importante conhecer o contexto e a história”, finalizou.

O site Bhaz também tentou contato com a filha de Marielle, mas não obteve retorno.

O restaurante também divulgou uma nota oficial de posicionamento sobre a polêmica, onde afirma que não pretende tirar o sanduíche do cardápio. Leia:

O Vegan’s 2 go vem sendo alvo de críticas nas redes sociais pela homenagem prestada a Marielle Franco. Tendo como objetivo sanar todas as questões informamos que a homenagem foi prestada com o intuito de preservar a memória de Marielle sempre viva e por isso depois de longas conversas, com amigos e parentes de Marielle decidimos colocar seu nome em um dos nossos pratos. Carol Stambowsk que foi amiga de Marielle se posicionou sobre o assunto. ‘Eu acho maravilhosa a homenagem! Fui a loja e foi incrível ver a Marielle citada no meio de tantas mulheres incríveis!’.

Temos um cardápio que faz homenagem às mulheres ativistas brasileiras, como Alana Rox, ativista dos direitos dos direitos dos animais, e tem parte da renda revertida para a Ong Mercy for animals. Nossa equipe pede desculpas por qualquer desconforto causado para nossos clientes e informa também que a nossa homenagem continuará, faz parte do nosso DNA louvar mulheres ativistas que são e serão sempre importantes para o nosso país.

McDonald’s serve produto de limpeza em vez de café a cliente grávida

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

kelly key

Exibindo corpão após plásticas, Kelly Key reclama de celulite e seguidores rebatem

fani pacheco

Fani Pacheco está magra novamente e posta foto sem sutiã: ‘liberte os mamilos’