in ,

Reféns, tiroteio e fuga em comboio: quadrilha realiza roubo cinematográfico em SC

Cerca de 30 homens agiram no assalto a um banco no centro da cidade, causando tiroteios e explosões

Fotos: Reprodução/TV Globo

A madrugada desta terça-feira (1º) foi inesperada e extremamente violenta para os moradores de Criciúma, Santa Catarina. Criminosos fortemente armados sitiaram o centro da cidade e assaltaram uma agência do Banco do Brasil. Cerca de 30 bandidos encapuzados provocaram tiroteios, explosões e incêndios em várias localidades. Um PM e um vigilante ficaram feridos, mas ninguém morreu.

Os primeiros relatos do tiroteio tiveram início por volta de meia noite. Os disparos foram ouvidos principalmente na região central de Criciúma. A ação durou 1 hora e 45 minutos. Eles usaram reféns para criar uma barreira no meio da rua, que bloqueasse a aproximação da polícia. Esses reféns eram funcionários do município que pintavam faixas de trânsito no momento.

O grupo incendiou um túnel em Tubarão que dá acesso a Criciúma, ao tentar impedir que reforços chegassem até o local dos assaltos. Eles também atacaram o Batalhão da Polícia e atearam fogo a um veículo.

Os criminosos quebraram vidros de outras agências bancárias, mas assaltaram apenas a do Banco do Brasil, localizada na região central de Criciúma. Eles fugiram em 10 veículos de ‘alta potência e grande valor comercial’ levando uma quantia considerável. Ainda não há informações sobre presos.

Parte do dinheiro ficou espalhada pelas ruas junto a 30 quilos de explosivos e várias cápsulas de munição, inclusive de fuzil. Aproximadamente R$ 810 mil foram recolhidos do chão por quatro moradores, que acabaram detidos.

Os carros usados no assalto, de marcas como Audi, Land Rover, BMW, Mitsubishi e Volkswagen, foram apreendidos em um milharal de uma propriedade privada em Nova Veneza, a noroeste de Criciúma.

Veja também:
Médico mistura tarja preta com álcool e destrói o próprio apartamento

Confira alguns vídeos que caíram nas redes sociais:

De acordo com o delegado Victor Bianco Cruz, a quantia levada pelos assaltantes é grande. “Nós acreditamos, sim, que o valor levado é bastante grande, pelos vídeos que circulam nas redes sociais aqui, onde teria uma enorme quantidade de dinheiro na caçamba de uma caminhonete”, afirmou.

Prefeito de Criciúma se manifesta

No momento da ação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), se manifestou através das redes sociais. “A cidade neste momento tá sitiada. São criminosos aí muito bem preparados. Certamente vieram de outros estados da federação. Recomenda-se que você fique em casa”, disse à 1h.

Veja:

“Uma quadrilha do crime organizado, que é especializada em assalto a banco. A gente chama de modalidade ‘novo cangaço’. Eles fazem assaltos simultâneos, atacam quarteis, como atacaram no batalhão também”, definiu o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, do 9ª Batalhão da Polícia Militar (9º BPM) ainda na madrugada.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Choque da PM de Florianópolis foram acionados.

Por volta das 2h30, todos os acessos já haviam sido liberados. “O nosso protocolo não é trocar tiro com os marginais, mas proteger a população. Então a polícia agiu de forma muito correta, colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse o prefeito.

Veja também:
Flordelis fazia 'ritual sexual' para transar com os filhos: 'era uma abusadora'

“A informação que se tem é que foi um ataque muito bem planejado, muito bem ensaiado, bem pensado”, explicou. “Nós aqui, no Estado de Santa Catarina, notoriamente, no município de Criciúma, nunca tivemos algo parecido”, afirmou. O prefeito também disse que agora a polícia está trabalhando para prender os responsáveis pelo crime.

“Agora, que eles foram embora, a polícia toda do Estado de Santa Catarina, está mobilizada. A inteligência toda da Polícia Militar e da Polícia Civil, todos estão mobilizados para capturar esses marginais que trouxeram esse medo, esse terror para nossa cidade de um povo que sabe mesmo é trabalhar. Agora, nos colocou todos em pânico. Uma cena surreal”, disse o prefeito Clésio Salvaro em entrevista à ‘Globo News’.

Criciúma tem cerca de 217 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fica 200 km ao sul da capital catarinense, Florianópolis.

Confira imagens:

Foto: Janniter de Cordes
Foto: Janniter de Cordes
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo
Foto: reprodução / TV Globo

Jornalista Matheus Ribeiro reage a assalto e leva soco no rosto

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

paula fernandes

Paula Fernandes investe em tratamento para manter-se ‘sempre jovem’

Policial sai para atender ocorrência de acidente e descobre que vítima era a filha