in ,

Descoberto o túnel subterrâneo que pode levar ao túmulo de Cleópatra e amante

Pesquisadores descobriram o local que se estende por 1,3 quilômetro em Alexandria, no Egito

Fotos: Reprodução/Facebook/Ministry of Tourism and Antiquities

Muita gente se interessa pela história do antigo Egito e uma nova descoberta tem dado o que falar nesse meio. Pesquisadores encontraram um túnel subterrâneo a cerca de 13 metros abaixo do solo que pode levar ao túmulo de Cleópatra e seu amante.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Cleópatra, uma das mulheres mais conhecidas da Antiguidade, foi a última governante ativa do Reino Ptolemaico do Egito. Qualquer nova descoberta que a envolve gera muito interesse nos pesquisadores.

A descoberta do túnel foi feita durante escavações dominicanas-egípcias, lideradas por estudiosos da Universidade de Santo Domingo, da República Dominicana, e foi divulgada no último dia 3 de novembro no Facebook do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Veja também:
Whindersson Nunes se irrita, mas dá satisfação após ser flagrado com a ex no Egito

Quem lidera as escavações é a arqueóloga Kathleen Martinez, que trabalha desde 2005 procurando o local de descanso final de Cleópatra. O túnel subterrâneo promissor foi encontrado onde fica o Templo Tapuziris Magna, a oeste de Alexandria, no Egito.

Agora, os pesquisadores continuam as investigações na tentativa de encontrar o túmulo perdido da rainha Cleópatra e seu amante, Marco Antônio.

De acordo com Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Arqueologia do ministério, o túnel tem aproximadamente 2 metros de altura e é fascinante.

Veja reproduções de como teria sido a aparência da rainha Cleópatra:

Rainha Cleópatra
Fotos: Reprodução

Também nas proximidades do Templo Tapuziris Magna, encontraram duas cabeças de alabastro que vêm do período Ptolomaico. Em meio às escavações, acharam também vasos e potes cerâmicos sob sedimentos de lama.

Uma das questões mais interessantes é que as evidências arqueológicas apontam que parte do túnel foi descoberta submersa sob a água do Mediterrâneo. Ou seja, parte das fundações do templo estão debaixo d’água até os dias de hoje.

O motivo? Ao menos 23 terremotos atingiram a costa egípcia entre 320 e 1303 d.C.. – e isso explicaria a destruição e a submersão de parte do santuário, segundo informações divulgadas pela revista ‘Galileu’.

Os estudos ainda vão além! O ministério responsável informou que descobriram ainda uma rede de túneis que vão até o Mediterrâneo. Sem falar nos 16 enterros dentro de túmulos esculpidos em rocha dos períodos grego e romano, bem como algumas múmias.

Confira outra imagem do túnel:

Túnel - Cleópatra
Foto: Ministry of Tourism and Antiquities/Reprodução/Facebook

Veja uma das cabeças de alabastro encontradas:

Cabeças de alabastro
Foto: Ministry of Tourism and Antiquities/Reprodução/Facebook
  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Cantora é presa por “incitar devassidão” no Egito

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Mulher - Motel

Mulher admite que matou noivo em motel, fugiu nua no carro dele e roubou Kombi

Roberto Guilherme - Sargento Pincel

Roberto Guilherme, o Sargento Pincel dos ‘Trapalhões’, morre aos 84 anos