in

Cirurgia de Bolsonaro é concluída ‘com êxito’, diz assessoria do Planalto

Procedimento começou por volta das 6h30 para retirar bolsa de colostomia e restabelecer intestino

A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia foi concluída com êxito, de acordo com a assessoria do Planalto na tarde desta segunda-feira (28). O procedimento começou por volta das 6h30.

A previsão inicial da equipe médica era que o procedimento levasse de três a quatro horas. A primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos Eduardo e Carlos estão no hospital Albert Einstein. Carlos acompanha a cirurgia diretamente no centro cirúrgico da unidade.

“Está tudo indo bem. Após a cirurgia ele ainda fica um tempo em observação antes de retornar ao quarto”, escreveu Eduardo Bolsonaro no Twitter, em resposta a um usuário que o questionou sobre a duração da cirurgia, maior do que o previsto.”Pode acreditar, quando ele acordar vai voltar direto para o celular, pode ser a hora que for”, escreveu em outra mensagem.

Bolsonaro se internou no domingo cedo e, segundo previsão inicial dos médicos, deve ficar no hospital por cerca de dez dias. Durante as primeiras 48 horas pós-cirurgia, ficará na UTI, com Mourão como presidente em exercício. Relembre o dia do atentado a Bolsonaro.

Entenda o procedimento

A nova cirurgia de Bolsonaro exigirá pelo menos duas semanas de recuperação. Veja como ela ocorre:

1) Corte

A colostomia em Bolsonaro foi feita do lado direito do intestino e é do tipo terminal, ou seja, quando é feito um corte total para separar duas partes do órgão.

2) Restabelecimento

Na cirurgia de fechamento da colostomia, é feito um corte na barriga e a porção do intestino que ficou para fora é puxada novamente para dentro do abdome. Em seguida, essa parte é costurada ao restante do intestino que ficou para dentro e o trânsito intestinal normal é reestabelecido.

De Stallone à Copa: os temas mais pesquisados pelos brasileiros em 2018

Veja também:
Bizarro: Coronel Lima sentou no sofá e tentou esconder celular da polícia
Comente com o Facebook
feedclub luiz fernando guimaraes

Luiz Fernando Guimarães conta que vestia as roupas da mãe quando criança

brumadinho

Repórter da Globo é acusada de desrespeitar parentes das vítimas de Brumadinho