in , , ,

Embratur publica postagem, por engano, de turista que odiou o Rio de Janeiro

Sem entender inglês, funcionário do órgão do governo compartilhou texto que criticava completamente a segurança da cidade

Foto: Reprodução/Riotur

Responsável por incentivar e promover internacionalmente o turismo no Brasil, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) cometeu uma grande gafe nesta quarta-feira (5). Em sua conta oficial do Instagram, o órgão do governo republicou uma postagem – em inglês – de uma turista que criticava sua estadia na cidade do Rio de Janeiro.

A turista em questão é uma brasileira que mora na Alemanha há seis anos. Em seu perfil da rede social, ela contou aos seguidores que detestou a viagem graças à violência da capital carioca. Além disso, ela recomendou veementemente que as pessoas não procurem a cidade como destino turístico.

Segundo ela, sua família ficou na cidade durante três dias e, nesse período, foram assaltados, testemunharam um roubo violento e passaram a ter medo de abandonar o apartamento.

Por equívoco, a Embratur parece não ter entendido a mensagem escrita em outra língua e acabou compartilhando em sua conta oficial:

Veja a publicação, em inglês e a tradução do texto em seguida:

Foto: reprodução / Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

“Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente. Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias: minha família e eu fomos roubados e minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento. Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento. Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.

Embratur se manifesta sobre gafe

Após ampla repercussão do assunto nas redes sociais, em nota, a Embratur reconheceu o erro e reforçou que eles trabalham para a promoção internacional do turismo no país.

A Embratur e a Polícia Federal chegaram a investigar a possibilidade de um hacker ter feito a postagem. Foi descoberto, no entanto, que o engano foi cometido por um funcionário da própria agência – que foi “imediatamente suspenso e por determinação do presidente [da agência] Gilson Machado todas as medidas serão adotadas para que fatos como este não voltem a ocorrer”.

A Riotur, empresa de turismo do município do Rio de Janeiro, lamentou o ocorrido e disse que essa não se trata da opinião da maioria dos visitantes. Argumentou, ainda, que a violência não é uma exclusividade do Rio de Janeiro.

“Segundo pesquisa recente, feita no período do Réveillon, a avaliação média sobre a estada na cidade é de 8,7 entre os turistas nacionais e 8,6 entre os turistas estrangeiros. […] Vale lembrar que, infelizmente, situações como essa acontecem nas grandes cidades e não trata-se de uma peculiaridade do Rio de Janeiro. Além disso, ressaltamos que os índices desse tipo de ocorrência têm diminuído na cidade”, disse o órgão.

 

Opinião da turista

Em mensagem enviada ao portal ‘G1’, a turista se identificou como Laiza e disse que estava visitando o Rio junto com o noivo, que é alemão, com a mãe e a irmã, que são paranaenses de Curitiba.

Para ela, a viagem foi “uma oportunidade de apresentar as belezas do meu país ao meu noivo, que nunca tinha vindo ao Brasil, e passar tempo com minha família. […] Infelizmente não saiu como planejado. Eu vi que a Embratur repostou minha story e achei estranho, imaginei que a pessoa que repostou não leu direito ou não entendeu muito bem o inglês e achou que minha mensagem era mais positiva”, disse Laiza.

Veja também:
Sunga de fita isolante para reforçar marquinha de bronze vira febre entre os homens

Comente com o Facebook
gugu

Liminha foi o ‘cupido’ de Gugu Liberato e Rose Miriam di Matteo

pocah

Mundo pequeno! Mãe da cantora Pocah foi empregada de Vera Fischer