in ,

Faustão sofre de insuficiência cardíaca e está internado há 12 dias

Apresentador de 73 anos colocou marca-passo em 2020 e está hospitalizado desde 5 de agosto

Foto: Reprodução/Band

O apresentador Faustão está internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo desde o dia 5 de agosto. A internação, que já dura mais de 10 dias, é para o tratamento de insuficiência cardíaca.

  • PlayStation 5 está saindo por preço inacreditável (à vista ele ainda conta com 5% de desconto). Uma oportunidade para imergir em uma experiência de jogo elevada com um preço mais acessível. Para desfrutar da oferta, basta clicar aqui.

A situação médica foi confirmada nesta quinta-feira (17) pela assessoria do hospital, que divulgou um boletim médico detalhando o estado de saúde de Fausto Silva.

No comunicado oficial, assinado pelo Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, e pelo Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Médico e Serviços Hospitalares do mesmo hospital, foi informado que Faustão “neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos“.

A natureza precisa do tratamento não foi divulgada, mas os jornalistas e fãs estão observando de perto a situação do comunicador de 73 anos.

Veja também:
Band anuncia saída de Faustão um ano e meio depois da estreia

Essa não é a primeira vez que Faustão enfrenta problemas de saúde. Em agosto de 2021, ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para remover um catéter de diálise, também no Hospital Israelita Albert Einstein.

Luciana Cardoso, esposa do apresentador, explicou na época.

“Ele esteve no Einstein hoje, mas para fazer uma cirurgia para tirar um cateter que estava usando no tratamento que ele estava fazendo [problema renal]. Graças a Deus, ele está ótimo agora. Já está em casa de alta. Era para diálise, mas está livre”.

Já em 2020, Faustão passou por um procedimento para colocar uma marca-passo. Luciana dissipou rumores sobre uma cirurgia cardíaca, explicando que o marca-passo foi instalado em dezembro naquele ano.

Faustão na Band
Foto: Reprodução/Band

Insuficiência cardíaca

Insuficiência cardíaca é uma condição médica na qual o coração perde sua capacidade de bombear sangue eficientemente.

Normalmente, o coração funciona em duas etapas: primeiro, bombeando sangue para as artérias e depois, retirando-o das veias. Quando esse mecanismo falha, o resultado é a herança cardíaca.

Essa disfunção provoca uma diminuição do fluxo sanguíneo para o corpo e um acúmulo do sangue nas veias, levando o coração a enfraquecer. Eventualmente, o órgão torna-se incapaz de suprir as necessidades metabólicas do organismo.

A insuficiência cardíaca é geralmente a consequência final de cardiopatias com evolução desfavorável.

Pode ser ocasionada por diversas condições, incluindo:

Miocardites, Hipertensão, Doenças Genéticas, Doença de Chagas, Doenças Valvares, Taquicardiomiopatias (arritmias), outros fatores de risco incluem hábitos de vida prejudiciais, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em gordura e sódio, colesterol alto e sedentarismo.

Condições, como anemia, hipertireoidismo, hipertensão pulmonar, diabetes e obesidade também são considerados fatores de risco.

Os sintomas podem surgir de forma repentina ou gradual, incluindo falta de ar, cansaço ao fazer esforço, palpitações, retenção de líquidos, ganho de peso por inchaço e dificuldade de respirar deitado.

Sintomas menos comuns incluem tosse persistente, aumento abdominal, perda de apetite e peso, confusão, vertigem, desmaio, coração acelerado, depressão e ansiedade.

O sinal de alerta ocorre quando as atividades habituais tornam-se cansativas e provocam o livro curto. Nesse estágio, é vital procurar um cardiologista.

O tratamento tem como objetivo melhorar as funções cardíacas e a qualidade de vida. A detecção precoce aumenta como chances de sucesso.

As estratégias terapêuticas incluem:

  • Uso de medicamentos;
  • Mudanças na dieta, como redução de sódio e líquidos;
  • Implante de dispositivos em casos avançados, como marca-passo;
  • Cirurgia e transplante.

Segundo informações da coluna ‘Viva Bem’, do portal ‘Uol’, a doença cardíaca é uma condição médica complexa e grave, mas com a compreensão adequada e tratamento apropriado, é possível gerenciar os sintomas e viver uma vida saudável e produtiva.

  • PlayStation 5 está saindo por preço inacreditável (à vista ele ainda conta com 5% de desconto). Uma oportunidade para imergir em uma experiência de jogo elevada com um preço mais acessível. Para desfrutar da oferta, basta clicar aqui.

Ex-bailarina diz que Faustão ‘deveria se aposentar’; outras relatam problemas

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

mãe - Isabella Nardoni

Mãe de Isabella Nardoni explica por que foi contra o documentário sobre o crime

Torre Eiffel

Homem salta de paraquedas na Torre Eiffel e acaba preso