in ,

Homem com sobrenome ‘Bom Sucesso’ perde ação que movia contra Globo

No processo, ele alegava ter sofrido dano moral por conta da exibição de seu nome na atual novela das 19h na emissora

Foto: TV Globo

Um homem chamado José Bom Sucesso perdeu, em primeira instância, uma ação que movia contra a Rede Globo. Ele pedia indenização de R$ 19,9 mil, por danos morais, sob acusação de que a emissora utilizava seu sobrenome indevidamente como nome da novela ‘Bom Sucesso’, exibida na faixa das 19h.

Antes de ingressar com a ação, José Bom Sucesso havia feito um Boletim de Ocorrência contra a Globo, em julho, alegando os mesmos motivos descritos no processo. Ele afirmou que sua família havia patenteado a marca ‘Bom Sucesso’ e que a TV Globo não tinha autorização para utilizar seu sobrenome como título de novela. Ele disse, ainda, que “vem sofrendo constrangimento pela utilização e exposição do sobrenome de sua família em rede nacional”.

A Rede Globo comunicou à justiça que o título da novela ‘Bom Sucesso’ não tem qualquer relação com o sobrenome do réu. Na verdade, trata-se de um jogo de palavras com o nome do bairro carioca de Bonsucesso, onde se passa a trama.

O juiz Cléverson de Araújo, da comarca de Piracaia, interior de São Paulo, julgou infundado o pedido do autor. O juiz concluiu que não há qualquer conexão que pudesse depreciar a imagem do autor da ação.

“O autor tem o mesmo sobrenome que um bairro do Rio de Janeiro que inspirou a novela produzida pelo réu. A produção artística não tem nenhum vínculo com o autor, não explora sua imagem, tampouco lhe causa qualquer espécie de dano. Não há nem sombra de motivo que justifique indenização. Vergonhosa, para dizer o mínimo, a pretensão reparatória deduzida. Diante do exposto, julgo improcedente o pedido”, julgou Araújo.

Veja também:
Dony de Nuccio, Mauro Naves e mais: quem saiu da Globo em 2019

Comente com o Facebook
felipe neto

Felipe Neto fatura R$ 30 milhões em 2019 só com canal no YouTube