in ,

Celulares adiantaram uma hora mesmo sem horário de verão; veja como mudar

Google já havia alertado sobre problema para celulares Android e atribuiu situação às mudanças feitas em 2018 e 2019

Mesmo sem o horário de verão para este ano de 2019, muitos celulares alteraram seus horários durante a madrugada deste domingo (20). Diversos usuários têm relatado, nas redes sociais, a mudança incômoda.

O horário de verão de 2019 foi revogado pelo governo de Jair Bolsonaro em maio deste ano. Na época, segundo ele, a decisão foi baseada em um parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta pouca efetividade na economia energética.

Apesar disso, muitos celulares com sistema operacional Android tiveram seus horários alterados à 0h deste domingo (20), passando, automaticamente, para 1h.

Na última sexta-feira (18), o Google já havia publicado um comunicado em que reconhecia a possibilidade do problema aparecer. Um tutorial foi divulgado, com intuito de ensinar como alterar as configurações automáticas (explicação ao fim da matéria). O SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telefonia, afirmaram que desprogramaram a mudança.

Nada disso adiantou para diversos usuários. Veja, a seguir, algumas publicações de internautas pelo Twitter sobre o assunto:

Veja, abaixo as recomendações do Google para desativar a mudança automática de horário no Android:

Veja também:
Sobrevivente enviou selfie soterrado após prédio em Fortaleza desabar

1) Entre no menu Configurações;

2) Procure o item chamado “Sistema”;

3) Depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”);

4) Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Para os aparelhos que não forem impactados no dia 20 de outubro, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações dadas acima, ou seja, na noite anterior, você pode definir manualmente a hora do seu smartphone.

Caso seu telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Você pode manter as configurações manuais até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

Por que o Android fez ‘confusão’

De acordo com o Google, todas essas modificações (modificação na data em 2018; revogação em 2019) impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja.

Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo.

Veja também:
'A Dona do Pedaço' comete gafe em propaganda e internautas zoam

Horário de verão

O horário de verão foi criado em 1931 com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano, e tem sido aplicado no país, sem interrupção, ao longo dos últimos últimos 35 anos.

Normalmente, o horário de verão ocorre entre outubro e fevereiro, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora, e vigora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Comente com o Facebook
luciano huck

Jovem relembra quando foi parar em festa de Luciano Huck sem querer e viraliza