in , ,

Jovem posta foto com comentário racista no Carnaval e perde emprego; entenda

Rapaz do Espírito Santo tirou selfie com rapazes negros em folia e sugeriu que eles roubariam celulares

Em fevereiro de 2018, um jovem do Espírito Santo foi demitido após uma foto com um comentário racista viralizar. Na ocasião, Lucas Almeida fez uma selfie com rapazes negros no Carnaval e sugeriu que eles roubariam celulares.

Iarley Duarte, um dos jovens que aparecem sorridentes na foto, contou em seu Facebook que não conhecia Lucas e que ele pediu para tirar uma foto com ele e seus amigos. “Infelizmente, ninguém está livre do racismo e do preconceito”.

A postagem viralizou e o comentário de Iarley foi compartilhado mais de 13 mil vezes antes da publicação ser excluída. A repercussão foi tão grande que os empregadores de Lucas ficaram sabendo do ocorrido e decidiram tomar uma atitude.

 

Fabrício Affonso, sócio-proprietário da empresa onde o jovem era estagiário, escreveu uma nota para esclarecer o desligamento do funcionário e falar sobre o que considerou uma postagem “preconceituosa, infeliz e racista”.

“Conheço meus funcionários a nível pessoal, e acredito que a postagem tenha sido profundamente infeliz, beirando a ingenuidade mas, novamente, a empresa não pode compactuar com esse tipo de comportamento irresponsável e muito menos responder por ele”, disse.

Fabrício é negro e deu um relato pessoal das dificuldades que passou por causa de sua cor de pele até se tornar dono da empresa.

Ele concluiu: “Não nos interessa um funcionário com tal perfil. Nem a imaturidade, nem o Carnaval e nem a bebida são desculpas para o racismo. Nada é desculpa para o racismo”.

 

Após a publicação desta matéria, Lucas Almeida publicou uma nota de retratação. Horas depois, ela foi retirada do ar.

Veja também:
Angela Ro Ro relembra namoro com Zizi Possi, que teve fim conturbado

Nela, ele havia afirmado que a ‘brincadeira’ tinha como intuito combater a discriminação social através da ironia, e que o meme era uma referência a ele próprio, não aos três jovens da foto.

Comente com o Facebook
Ivete Sangalo-carnaval salvador

Ivete Sangalo se emociona ao falar do cancelamento do Carnaval de Salvador

caio

Caio sente esposa ‘estranha’ em vídeo, faz as malas e ameaça sair do ‘BBB 21’