in , , ,

Colegas estão com medo da chegada de Suzane Von Richthofen, que passou no Sisu

Sentenciada e presa, a jovem que matou os pais foi aprovada através de sua nota no Enem

Foto: Reprodução/Record TV

Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais em 2002, acaba de ser aprovada no vestibular pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no campus de Campos do Jordão (SP). O sistema utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção.

A lista principal com os 20 aprovados pelo sistema foi divulgada nesta quarta-feira (29) e Suzane se posicionou em 8º lugar, com a nota 608,42. A primeira colocada marcou 632.48. A aprovação não surpreende, visto que a jovem vinha de família rica e sempre estudou nas melhores escolas.

O diretor geral do IFSP falou em entrevista ao ‘G1’ sobre a possível nova aluna. “Temos que atendê-la como qualquer outro aluno. Se a Justiça permite que ela possa estudar aqui, devemos recebê-la como recebemos todos os outros”, comentou Walter Oliveira.

Os colegas de curso, no entanto, estão com medo das possibilidades que a chegada da estudante podem trazer. Além da apreensão pelo fato de Suzane ser uma criminosa condenada, os alunos também temem pelo excesso de exposição que o campus pode passar a receber.

“Pensei sobre o assunto o dia inteiro. Acredito na ressocialização quando a pessoa demonstra remorso e intenção de mudar. Não é o que vemos na Suzane em todos esses anos. A impressão que ela passa é a de que o assassinato dos pais foi algo corriqueiro e isso nos assusta”, disse um estudante do terceiro período do curso ao jornal ‘O Globo’. Ele preferiu não se identificar.

Veja também:
Reprise do último capítulo de 'Bom Sucesso' contará com cenas inéditas

“As pessoas ficaram um pouco assustadas. A chegada dela vai atrair muita gente até o campus, curiosos da própria cidade e também da imprensa. E, para além de apenas vê-la, as pessoas podem querer impor algum tipo de represália a ela”, completou.

O brasileiro, sem perder o hábito, tirou sarro da aprovação e fez piada com a expressão popular “estudar feito um condenado”. Confira:

Suzane poderá cursar a universidade?

O curso de Gestão de Turismo é noturno, na modalidade presencial, e tem duração de dois anos e meio. O foco é o planejamento e desenvolvimento de atividades turísticas para o mercado público e privado.

As aulas acontecem das 19h às 22h40 em Campos do Jordão, cidade que fica a 40 km (cerca de 1 hora de carro) do presídio de Tremembé, onde Suzane cumpre pena. Caso ela efetue a matrícula, o transporte do presídio até o Instituto deverá ser pago com seus próprios recursos.

A pleiteante à vaga deve apresentar documentação necessária, efetuar a matrícula e está liberada pelo sistema para estudar – há 5 anos, ela cumpre pena em regime semiaberto.

Por isso, ela pode trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, mas tem que voltar à noite. Além disso, ela também tem o benefício de reduzir o tempo de sua pena através do trabalho. Um dia de pena a menos para cada três dias trabalhados.

As matrículas para o curso em que Suzane foi aprovada estão abertas deste a última quinta-feira (30) e seguem até o dia 4 de fevereiro. Caso ela se matricule, deve começar a frequentar as aulas já na próxima quarta-feira (5).

Veja também:
Após pedir demissão, bancário aparece vestido de Homem-Aranha em último dia

Suzane já tentou estudar em outras ocasiões

Esta não é a primeira vez que Suzane tenta estudar. Em 2016, ela recebeu aprovação para cursar Administração em uma instituição particular, mas teve medo do assédio fora da prisão e desistiu do curso presencial. Ela até solicitou um curso online, contudo, por conta da falta de recursos tecnológicos no presídio, o pedido foi negado.

Já em 2017, ela tentou novamente. Aprovada em Administração por uma instituição privada da cidade de Taubaté, Suzane conseguiu financiamento pelo Fies para custear as mensalidades. Apesar disso, não realizou a matrícula.

Veja o nome de Suzane na lista dos aprovados do Sisu 2020:

Foto: reprodução
Foto: Reprodução

Filme sobre Suzane Von Richthofen ganha primeiras fotos e mais detalhes

Comente com o Facebook
felipe prior

‘BBB 20’: vaza suposta foto íntima de Felipe Prior com outro homem