in , ,

Homem fantasiado vandaliza quadro da Mona Lisa, no museu do Louvre; vídeo

Vândalo foi levado para tratamento psiquiátrico; famosa obra de Leonardo da Vinci tem valor incalculável

Fotos: Reprodução/Twitter

Uma das obras de arte mais famosas do mundo – a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci – foi vandalizada nesse domingo (29) no interior do Museu do Louvre, em Paris, na França.

  • Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.

Um homem se disfarçou como uma idosa, com peruca e cadeira de rodas e, ao se aproximar da Mona Lisa, jogou uma torta na obra, que atrai visitantes do mundo todo ao Louvre todos os anos.

Segundo testemunhas, ao se aproximar da Mona Lisa, o homem disfarçado se levantou da cadeira de rodas e protestou contra a destruição do Planeta Terra.

“Há pessoas que estão a destruir a Terra. Todos os artistas, pensem na Terra. Foi por isso que fiz isto. Pensem no planeta”. 

Veja também:
Vídeo: baleia jubarte aparece no Rio de Janeiro e quase vira barco de pescadores

Apesar da tentativa, a Mona Lisa não foi danificada, pois o quadro fica exposto dentro de uma caixa protetora de vidro à prova de balas. O motivo?

A obra de Leonardo da Vinci já sofreu outras tentativas de vandalismo no passado e a medida foi tomada como forma de proteção.

Após o ocorrido, o homem de 36 anos foi detido e levado para um hospital psiquiátrico. Outros visitantes presentes no Museu do Louvre ficaram impressionados com a situação, pegaram seus celulares para filmar.

“De jeito nenhum!!”, é possível ouvir algumas pessoas dizendo, em inglês, chocadas com o que presenciaram neste domingo (29).

Mona Lisa - Leonardo da Vinci
Foto: Reprodução

A Mona Lisa

Mona Lisa foi feita pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci entre os anos de 1503 e 1506, segundo estudiosos em arte. Também conhecida como ‘A Gioconda’, se tornou o retrato mais famoso da História da Arte ocidental.

Em 1911, o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde.

Como dito anteriormente neste texto, outras pessoas já tentaram vandalizar a Mona Lisa no passado. Em 1956, um homem boliviano atirou uma pedra ao quadro e conseguiu danificar o  cotovelo esquerdo de Mona Lisa.

Durante uma exibição no Museu Nacional de Tóquio, em 1974, uma mulher usou um spray vermelho, mas não chegou a atingir a pintura.

Já em 2005, a obra de arte foi colocada em uma caixa de vidro reforçada, à prova de balas, que também controla a temperatura e a umidade. No ano de 2009, uma mulher russa atirou uma xícara de chá vazia contra o quadro e apenas riscou ligeiramente a caixa.

Agora, 13 anos depois, este homem francês tentou atingir a Mona Lisa como forma de protesto.

Confira no vídeo abaixo outros visitantes do Louvre chocados ao verem a Mona Lisa suja de torta, enquanto o vândalo é retirado do museu por seguranças:

  • Que tal controlar sua TV com um único dispositivo supermoderno, controlado por voz, em alta qualidade de imagem e com auxílio da Alexa? E a melhor parte: experimente por 30 dias e DEVOLVA se não curtir o produto! Confira clicando aqui.

Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 30 mil após rabiscar quadro em hotel

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Hugo Moura - marido Deborah Secco

Marido de Deborah Secco quebra o silêncio após declarações polêmicas da atriz

milton gonçalves

Morre o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos de idade