in ,

Campanha elege melhor desculpa já ouvida pelo Detran e vencedor é inacreditável

Histórias incríveis são usadas pelos condutores na tentativa de burlarem a multa da Lei Seca

slide 1 de 7

Padre que celebra missa com vinho, beijo em garota embriagada, sono ao volante, traição e até término de noivado. São criativas as desculpas que os motoristas de São Paulo usam nos recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) após serem multados pela Lei Seca.

Em meio à Copa do Mundo, uma campanha do Detran-SP colocou em votação as melhores justificativas de condutores. A final da Copa dos Recursos Mais Incríveis da Lei Seca foi no último dia 6 de julho, quando os paulistas conheceram a desculpa esfarrapada campeã. A votação aconteceu pelo Facebook do Detran-SP e os usuários elegeram as melhores. Entre as semifinalistas ficaram quatro histórias: Pra baixo o Santo Ajuda, Beijo Fatal, Bom pra quê e Gases.

A história intitulada “Pra baixo o santo ajuda” aconteceu em 2015, na cidade de Taquaritinga (SP). O motorista relatou que estava em casa e tomou duas taças de vinho. De repente, sentiu vontade de escutar CDs que estavam no veículo estacionado em frente à sua residência.

“Dessa forma, sentou no banco do motorista e ali adormeceu. Foi acordado pela polícia exigindo documentos. Tudo foi apresentado. No entanto, foi acusado de estar dirigindo sob a influência de álcool e de ter colidido com outro veículo. Vale esclarecer que a suposta manobra informada pela PM, trata-se de o veículo ter descido centímetros por conta do sobrepeso do condutor associado ao declive da rua”, justificou o condutor.

Outra semifinalista eleita entre as preferidas do público que acessa o Facebook do Detran-SP foi a história “Bom pra quê”. Nela, o motorista – multado em 2016 na capital paulista – decidiu fazer, na justificativa, uma análise sobre o consumo de bebidas alcoolicas e refrigerantes.

Veja também:
José Loreto é flagrado na praia e 'volume' na sunga chama a atenção da web

“O consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, vem sendo comprovado cientificamente como benéfico para a saúde. Previne doenças como o câncer e melhora o bom colesterol, auxiliando a prevenção de derrames e infartos, desde que consumidos com moderação. Já o consumo de refrigerantes é maléfico à saúde. Se ingeridos em excesso enfraquecem os ossos e causam câncer.”, escreveu.

Para anunciar o grande vencedor do concurso, a campanha do órgão foi encerrada de maneira genial, com nenhuma das desculpas sendo aceita pelos julgadores. Confira:

As preferidas do diretor-presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, que não estão entre as finalistas, são a do motorista que diz ser padre, estava na cerimônia e tomou somente um cálice de vinho, e ainda a do condutor que justificou ter acabado o noivado e, por isso, estava abalado emocionalmente.

“É uma forma engraçada de tratar um assunto sério. Vivemos hoje uma calamidade no País, com 40 mil mortes por ano no trânsito. Então, foi mais uma ação que pensamos em fazer aproveitando a Copa do Mundo. Sabemos que Lei Seca é um assunto sério e que as pessoas não gostam de falar. Mas precisamos estar a todo momento falando e conscientizando”, diz Vieira.

No fim de 2015, o Detran-SP criou um órgão específico para julgar recursos da Lei Seca. O objetivo era tornar mais ágil e rigorosa a avaliação. Segundo o órgão, dos 37 mil recursos analisados pelo setor, 97,7% foram indeferidos.

Criada há 10 anos, a Lei Seca determina multa de R$ 2.934 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso o motorista seja flagrado com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar soprado ou se recuse a fazer o exame. Se o equipamento identificar 0,3 mg ou mais, além da multa e da suspensão, o condutor fica sujeito à prisão de 6 meses a 3 anos.

Veja também:
Xuxa conta que ela e Ivete Sangalo brigaram e ficaram meses sem se falar

Veja as 16 melhores desculpas esfarrapadas selecionadas pelo Detran-SP:

Clique no botão abaixo para ver a lista.

slide 1 de 7

Comente com o Facebook
neymar game jogo

Lançaram um jogo em que o único objetivo é manter Neymar em pé

nanda costa1

Com ensaio sensual e entrevista reveladora, Nanda Costa é destaque em revista