in ,

O que é Doença de Crohn? Evaristo Costa assusta fãs ao ir parar na UTI às pressas

Jornalista está sofrendo com inflamação crônica que afeta o trato digestivo

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Evaristo Costa – famoso jornalista brasileiro – foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital de Londres, na Inglaterra, durante tratamento da Doença de Crohn.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Trata-se de uma condição inflamatória crônica que afeta o digestivo, e se tornou assunto de destaque recentemente, após a internação do jornalista de 47 anos, Evaristo Costa.

A enfermidade, conhecida por causar dor abdominal, diarreia, fadiga, desnutrição e perda de peso, trouxe preocupações sobre seus impactos na saúde.

Costa, que reside na Inglaterra, enfrentou complicações sérias, incluindo diarreias, febre e perda de peso significativa. No hospital, a intensidade da dor o levou a necessitar de morfina.

Este mal pode manifestar-se em diferentes áreas do trato digestivo, frequentemente afetando o intestino delgado. A gravidade varia, podendo atingir camadas mais profundas do intestino e causar complicações como estenoses (estreitamento do intestino), fístulas, abcessos e pólipos.

Em casos menos comuns, pode afetar outras partes do corpo, como articulações, pele, olhos e fígado. Embora não haja cura, os tratamentos disponíveis podem aliviar os sintomas consideravelmente.

A causa exata da Doença de Crohn ainda é incerta, mas acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico.

Alguns pacientes podem experimentar sintomas não relacionados ao trato gastrointestinal, como artrite, aftas e olhos inflamados. O tratamento visa controlar a inflamação, prevenindo condições gastrointestinais mais graves.

Veja também:
91 anos de Silvio Santos: relembre 8 declarações controversas do apresentador

Evaristo Costa compartilha dia a dia no hospital

Evaristo tem usado a função Stories do Instagram para compartilhar com seus mais de 7,4 milhões de seguidores os detalhes de sua rotina hospitalar, desde os exames até as refeições servidas.

Desde a última sexta-feira (12), Evaristo está hospitalizado, após enfrentar sintomas severos de sua condição.

Em meio a tratamentos e cuidados, ele transformou seu perfil numa janela aberta para o cotidiano hospitalar, inclusive apelidando o hospital dehotel devido aos serviços como as entregas de refeições, incluindo chás, torradas e mingau de aveia.

Um dos maiores desafios do jornalista tem sido encontrar o sono tranquilo. Na UTI, compartilhando o espaço com outros pacientes, os sons contínuos das máquinas e a movimentação constante tornam o descanso uma missão quase impossível.

Evaristo capturou esses momentos em vídeos gravados durante a madrugada, narrando as dificuldades com um toque de humor.

Não dá para dormir. Eles não param de falar. O tiozinho ora tá roncando, ora tá tossindo aqui do lado. Minha máquina não para de fazer barulho. E tem luzes, luzes, luzes, luzes, luzes. Luzes para tudo quanto é lado. Estou ficando com fome. Vou pedir um chazinho de morfina“, desabafou Evaristo em um dos vídeos.

Na manhã seguinte, Evaristo expressou em seu Instagram a esperança de receber alta, relatando uma melhora em seus sintomas.

Porém, após uma nova série de exames, a alta foi adiada, embora ele destacasse estar “no lugar certo e em boas mãos”.

Confira capturas de tela de publicações de Evaristo no Instagram:

Veja também:
Relembre a famosa matéria em que Ana Maria Braga foi a uma praia de nudismo
Stories - Evaristo Costa - hospital
Fotos: Reprodução/Instagram

Para entreter seus seguidores, Evaristo iniciou um jogo com a equipe médica, incentivando-os a pronunciar corretamente seu sobrenome. O desafio linguístico que trouxe leveza e risadas à atmosfera da UTI.

Internautas e fãs brasileiros, que têm acompanhado os relatos do dia a dia de Evaristo Costa na UTI, comentaram sobre o momento complicado enfrentado pelo jornalista.

Coitado do Evaristo“, disse uma internauta. “Nossa, ele ainda consegue brincar com a situação…”, declarou outra pessoa.

Espero que se recupere rápido!, disse mais um fã. “Melhoras pro Evaristo!!”, desejou mais um.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Evaristo Costa chama padre Fábio de Melo de ‘urubu de asas brancas’

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

adolescente se trancou banheiro

Adolescente se tranca no banheiro e consegue acionar polícia para prender invasor

Mila de Jesus - morreu EUA

Influenciadora brasileira morre repentinamente, aos 35, nos Estados Unidos