in ,

Ministério Público processará José de Abreu por fala polêmica sobre Regina Duarte

Se declarando radical, o ator acabou pegando pesado ao criticar a nova Secretária de Cultura do Brasil

Fotos: Reprodução/Instagram

O ator José de Abreu, de 73 anos de idade, figura em meio a mais uma polêmica – ainda relacionada ao cenário político brasileiro. O artista se posiciona contra o atual governo do Brasil e contra o presidente Jair Bolsonaro desde quando ele era apenas um candidato. Dessa vez, ele pegou pesado ao falar sobre a atriz Regina Duarte.

A atriz aceitou, na semana passada, tornar-se a mais nova Secretária Especial de Cultura do governo brasileiro. Falando sobre ela, José de Abreu declarou que “vagina não transforma fascista em ser humano”.

Veja também:
Vaza áudio de Carolina Ferraz dando bronca em Regina Duarte por uso de sua foto

As declarações polêmicas de José de Abreu

Apesar de esta não ser exatamente a primeira vez que José de Abreu chama Regina Duarte de fascista, as declarações recentes de José de Abreu estão dando o que falar no Brasil.

O ator deu uma entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal ‘Folha de S. Paulo’, e disse que já havia mandado recados para Regina desde que ela demonstrou apoio a Bolsonaro no período eleitoral.

“Desde que a Regina foi ao Bolsonaro na eleição [para apoiá-lo, em 2018], camareiros, maquiadores, costureiros, todos me falavam ‘o que essa mulher vai fazer ao apoiar um homofóbico?’. Falei isso para ela. Mandei recados para ela”, disse o ator.

Segundo ele, “não dá para respeitar quem apoia Bolsonaro nem considerar ser humano um fascista”. “Fascista a gente trata no cuspe. Não tem como respeitar. Sinto muito. Eu sou radical mesmo e estou num caminho sem volta. E não me arrependo”, completou.

Veja também:
51 anos mais jovem, noiva de José de Abreu desabafa: 'sofremos preconceito'

“Fascista não tem sexo. Simone de Beauvoir falava ‘tornar-se mulher’. Vagina não transforma uma mulher em um ser humano. Assim como o pênis não me transforma em um machista misógino”, ele afirma.

“Sou, talvez, sim, machista, misógino, por uma educação [que recebi], pela sociedade. Mas a cada dia eu tento ‘mulherar’. A cada dia eu sou menos machista, menos misógino. E tenho certeza disso”, continuou, lembrando que muitas mulheres o apoiam no Twitter – onde ele se manifesta mais enfaticamente sobre assuntos políticos.

Fala de José de Abreu repercute nacionalmente

Nas redes sociais, o nome de José de Abreu vem figurando entre os assuntos mais comentados durante todo o dia nesta terça-feira (4). Ele foi bastante criticado pelas declarações, incluindo pessoas que são contra e a favor do atual governo brasileiro.

O deputado federal Marcelo Calero também se posicionou sobre as declarações do ator: “Indigna, asquerosa e inadmissível a fala de José de Abreu a respeito de Regina Duarte. Do ponto de vista pessoal e político. Que todos os que acreditam de verdade na democracia possam se unir neste repúdio”, escreveu ele em sua conta oficial no Twitter.

Veja:

O procurador da República Ailton Benedito também comentou as falas do ator: “Odiosa ofensa contra todas as mulheres. Se as feministas defendessem, de fato, as mulheres contra toda forma de violência, rechaçariam esse ignomínia. Que o Ministério Público e as demais instituições tomem providências cabíveis nas suas atribuições”, publicou.

Ele afirma que tomará medidas cabíveis para que o ator seja processado pelo Ministério Público Federal.

“Ainda hoje, 4 de fevereiro de 2020, será encaminhado ofício ao Ministério Público Federal no Estado de São Paulo, a fim de que tome conhecimento do fato e promova as medidas que entender cabíveis nas suas atribuições em face do sujeito que ofendeu todas as mulheres brasileiras”, completou.

Veja:

José de Abreu parece não temer as ameaças e disse que não vai parar de se posicionar publicamente.

“Se der alguma merda, bicho, eu estou numa certa idade… eu tenho visto da França, eu tenho visto da Grécia. Eu posso morar em qualquer lugar do mundo. Posso trabalhar na França, meu visto dá direito. Se não puder voltar para o Brasil, não volto. Mas não vou parar. Não vou parar”, declarou.

Veja também:
Dossiê Regina Duarte: tudo que você precisa saber sobre nova Secretária de Cultura

Comente com o Facebook
asa branca locutor

Vítima de câncer e HIV, morre o locutor de rodeios Asa Branca, aos 57 anos