in ,

Jovem morre ao contrair superbactéria através de acne no rosto

Dâmilly Beatriz da Graça tinha 18 anos e era estudante de Biomedicina em Santa Catarina

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Recentemente, uma história assombrosa e trágica envolvendo uma estudante universitária de 18 anos veio à tona. Dâmilly Beatriz da Graça, aluna de biomedicina em Blumenau, Santa Catarina, infelizmente perdeu a vida para uma superbactéria.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Ela contraiu essa perigosa bactéria, conhecida como Staphylococcus aureus, a partir de uma acne facial.

A notícia foi compartilhada nas redes sociais por sua mãe, Daniela Veiga. Esta mesma superbactéria foi responsável pela morte do neto do ex-presidente Lula, em 2019.

Entretanto, o Hospital Santa Isabel, onde Dâmilly foi atendida, ainda não confirmou oficialmente a causa da morte.

Mesmo com o consentimento da família para o acesso ao prontuário médico, a instituição hospitalar afirmou que não tem previsão de quando irá divulgar a informação.

A mãe da jovem descreveu o trágico acontecimento em uma postagem: “Minha filha foi atingida por uma bactéria agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus). Gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos“, disse Daniela.

De acordo com a infectologista Sabrina Sabino, em entrevista ao ‘G1’, essa superbactéria é comumente encontrada na pele e pode se tornar agressiva quando há algum ferimento.

“Ela entra em nossa circulação e faz com que a gente desenvolva uma síndrome chamada sepse, que provoca diversas alterações inflamatórias no nosso corpo, podendo ser extremamente grave”, explicou a especialista.

Apesar do perigo, a bactéria pode estar presente no corpo de muitas pessoas sem causar qualquer reação.

Veja também:
Xuxa conta que ela e Ivete Sangalo brigaram e ficaram meses sem se falar

O falecimento de Dâmilly ocorreu na tarde de segunda-feira (12). Daniela, sua mãe, expressou sua dor pela perda da filha dois dias depois, na noite de quarta-feira (14).

A saga de Dâmilly iniciou-se no primeiro fim de semana de junho, quando procurou atendimento médico devido a dores no pescoço. Foi medicada e liberada. No entanto, as dores persistiram.

No domingo (11), um dia antes de seu falecimento, Dâmilly acordou com o rosto visivelmente inchado, e após uma nova visita ao hospital, foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nas redes sociais, Daniela elogiou o esforço dos profissionais de saúde na tentativa de salvar sua filha.

“Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo, rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do óbito”, escreveu.

Nascida e criada em Timbó, Dâmilly havia se mudado para Blumenau para iniciar sua graduação na Universidade Regional de Blumenau (Furb).

A jovem, que era filha única, deixou saudades na comunidade acadêmica. A instituição divulgou uma nota lamentando a perda precoce da estudante.

A superbactéria Staphylococcus aureus

De acordo com a infectologista entrevistada pelo portal ‘G1’, o Staphylococcus aureus é, em essência, um microrganismo que vive em nossa pele. Porém, pode tornar-se uma ameaça à nossa saúde se houver algum tipo de lesão cutânea.

Ela explica: “Quando vamos fazer algum tipo de procedimento cirúrgico, quando fazemos uso de antibióticos prévios, se houver algum tipo de piercing ou tatuagem em lugar inadequado, ou seja, quando tem um tipo de lesão na pele, ela entra na nossa circulação“.

Além disso, essa bactéria possui algumas denominações, incluindo MRSA. Isso significa que ela tem resistência a certos antibióticos, como a meticilina e a penicilina. “Isso faz com que alguns antibióticos mais comuns não sejam capazes de tratar essa infecção”, esclareceu a especialista.

Veja também:
91 anos de Silvio Santos: relembre 8 declarações controversas do apresentador

Apesar de sua natureza potencialmente perigosa, essa bactéria vive em muitos de nós sem causar qualquer problema. Isso ocorre, principalmente, se você tiver um sistema imunológico saudável e uma boa barreira de pele.

“A gente tem que alertar a população que a grande maioria da população possui ela em nosso corpo, mas ela não vai fazer absolutamente nada se você tiver um bom mecanismo imunológico ou uma boa barreira da pele”, afirmou a infectologista.

Bactéria Staphylococcus aureus
Foto: Reprodução
  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Mayra Cardi vende manipulado com ‘bactérias de gente magra’ e é criticada

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Aluna Medicina - vape

Estudante de Medicina é flagrada com cigarro eletrônico na sala de cirurgia

Mario Frias - Samara Felippo

Mario Frias processa ex-colega de Malhação por causa de emojis no Instagram