in ,

Órgãos brasileiros exigem retirada de chocolates Kinder Ovo do mercado

Brasil cobra explicações da fábrica após repercussão de mais de 150 casos de salmonela

Fotos: Canva

O feriado da Páscoa está chegando, chocolates sendo vendidos e muito tem se falado sobre as contaminações por salmonela causadas por chocolates Kinder Ovo na Europa.

Foram mais de 150 casos registrados e a questão tem se mostrado preocupante até para os consumidores brasileiros.

Mesmo após a Ferrero do Brasil ter certificado que o problema não atingiu os lotes de produtos vendidos no país, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pede explicações, e mais, solicita que os chocolates Kinder sejam retirados de circulação no Brasil, para proteger os consumidores.

Veja também:
Mãe relata desespero ao ver 'olhar sem vida' da filha, envenenada por Kinder Ovo

O Brasil não está na lista de países com chocolates contaminados, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu um alerta internacional sobre salmonela no Kinder Ovo. Diante da questão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil.

O governo determina que a fábrica brasileira formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente, ressalta o órgão, em nota.

De acordo com informações da Agência Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta quinta-feira (14) alerta, divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder.

Em nota, a agência informou nesta quinta-feira (15) que está monitorando as informações das autoridades na Europa sobre os casos de infecção pela Salmonella typhimurium, associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero, fabricados na Bélgica e distribuídos para diferentes países.

Os representantes da empresa Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, no qual informaram que a contaminação ocorreu na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações foram suspensas.

Kinder ovo de páscoa
Foto: Divulgação

Kinder Ovo com salmonela

A empresa informou ainda que iniciou o recolhimento dos produtos em todos os países de destino e que a contaminação não atinge os chocolates comercializados no Brasil.

A Anvisa segue o monitoramento do caso junto à empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais”, destaca a nota.

Veja também:
Brasileiros inovam e vendem Ovos de Páscoa de empada, coxinha e sushi

Como medida preventiva, a agência recomenda aos consumidores que tenham ou pretendam adquirir chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, especialmente de Arlon, na Belgium.

Os produtos Kinder, feitos nessa fábrica são:

Kinder Surprise Maxi 100 g, Kinder Surprise 1 x 20 g, Kinder Surprise 3 x 20 g (60 g), Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g), Kinder Schokobons WHITE 200 g, Kinder Schokobons 200 g, Kinder Schokobons 125 g, Kinder Schokobons 300 g, Kinder Mix Peluche 133 g, Kinder Mix Advent Calendar 127 g, Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 g, Kinder Mini Eggs Mix 250 g, Kinder Happy Moments 162 g.

O encaminhamento de denúncias pode ser feito por meio da Ouvidoria da Anvisa, na plataforma Fala.BR.

Nesta quarta-feira (13), o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) notificou a Ferrero do Brasil no sentido de que a companhia formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto no país.

Veja também:
Alunos da rede pública de Duque de Caxias ganham cenouras na Páscoa

Ferrero garante que contaminação não atingiu o Brasil

Leia, na íntegra, a nota emitida pela Ferrero Brasil sobre o tema:

“Graças à colaboração com várias autoridades das áreas de segurança dos alimentos e saúde pública na Europa, a Ferrero chegou a novos dados que mostram a correspondência de genótipos entre casos relatados de contaminação de salmonella na Europa e na fábrica em Arlon, Bélgica. Neste contexto, a Ferrero está suspendendo as operações em sua fábrica em Arlon, Bélgica.

O recall que começou de forma preventiva e que se refere a produtos fabricados na Bélgica está sendo implementado em conjunto com parceiros comerciais de todos os países de destino para lotes relevantes de toda a produção de Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica.

A fábrica só será reaberta depois de certificada pelas autoridades. Apenas os produtos Kinder fabricados em Arlon, Bélgica, são afetados por este recall. Todos os outros produtos da linha Kinder e os outros produtos da Ferrero não foram afetados.

O Brasil não está envolvido no recall de produtos Kinder fabricados na Bélgica.

Lamentamos profundamente esta situação. A segurança alimentar, a qualidade e o cuidado estão em nossa essência desde a fundação da empresa. Este sério evento atinge o cerne do que defendemos e tomaremos todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores“.

Mãe relata desespero ao ver ‘olhar sem vida’ da filha, envenenada por Kinder Ovo

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Angélica - botijão de gás

Sem dinheiro para botijão de gás, mulher morre ao usar álcool na cozinha

pastora

Escândalo gospel: pastora casada é flagrada com bispo no motel; marido filma tudo