in ,

Tripofobia: essa simples foto está gerando a maior confusão na internet

Tripofobia é uma condição caracterizada por uma aversão a padrões agrupados de buracos irregulares

Uma imagem que parece inofensiva, de um pica-pau estocando pequenas bolinhas nos buracos de uma árvore, está causando a maior confusão nas redes sociais. O motivo é inusitado: a foto causa repulsa em diversos usuários. Se você sente alguma espécie de desconforto ao olhar para os buraquinhos irregulares, existe uma chance de você sofrer com uma condição chamada de tripofobia.

A tripofobia é uma condição caracterizada por uma aversão a padrões agrupados de buracos irregulares. “Sabemos que essa condição pré-existia na internet – embora a internet possa tê-la exacerbado”, explica Arnold Wilkins, psicólogo da Universidade de Essex.

Cerca de 10% da população já apresentou sintomas como ansiedade, náusea e sensação de “rastejamento na pele” ao se deparar com padrões irregulares e agrupamentos de buracos. A tripofobia não consta do ‘Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais’, pois não é considerada um distúrbio.

Por ser algo tão comum, os cientistas buscam entender como funciona e o que causa essa fobia. Muitos especialistas acreditam que a aversão é evolutivamente adaptativa. “Você evita coisas que podem prejudicá-lo”, explica Wilkins.

Comente com o Facebook
carlinhos maia

Carlinhos Maia presenteia desconhecido na rua com carro novo e divide opiniões

pizza

Crianças de creche contam que nunca comeram pizza e sensibilizam dono de pizzaria