in ,

Quase mil turistas ficam presos em trem por 10 horas em região brasileira

Queda de árvores nos trilhos causou transtorno na viagem turística na Serra do Mar

Foto: Reprodução/Serra Verde Express

Um trem turístico pertencente à ‘Serra Verde Express’, que seguia de Curitiba a Morretes, ficou preso por quase dez horas na bela Serra do Mar, no Paraná, após a queda de árvores nos trilhos.

Em um cenário de cartão postal, 943 turistas enfrentaram uma longa espera na última quinta-feira (13).

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Com 22 vagões repletos de passageiros animados para um passeio no litoral, o trem foi interrompido por volta das 11h da manhã, apenas quinze quilômetros antes do destino.

O que causou essa queda de árvores foi um ciclone extratropical atingiu a região Sul e o Estado de São Paulo esta semana. Trata-se de um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos.

A ‘Serra Verde Express’, operadora do trem, informou que, durante seus 26 anos de serviço, “é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico”. 

De acordo com o portal ‘G1’, Fábio Junior Rapachi, um dos passageiros a bordo, compartilhou sua experiência em um vídeo filmado do interior do veículo:

Estamos presos aqui no trem. Todo mundo aqui está de férias, tentando fazer um passeio legal. Mas acho que a empresa deixou a desejar conosco. Primeiro que não está passando informações para a gente“, iniciou ele.

Ainda no vídeo, Fábio desabafou: “Estamos desde o meio dia sem água, sem comida e principalmente sem saber o que está acontecendo. Já é noite, Morretes está ali, pertinho, mas ninguém toma uma atitude, ninguém fala nada para a gente. Crianças e idosos, principalmente, estão com fome e sede, não sei o que vai acontecer”.

Veja uma ilustração do local onde o trem ficou parado por tanto tempo:

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo
Trem - Paraná
Foto: Artes/RPC Curitiba

A ‘Rumo Logística’, empresa responsável pelos trilhos, confirmou que a circulação foi restabelecida e que o trem chegou na Estação de Morretes por volta das 21h. A prefeitura de Morretes esclareceu que a queda de árvores foi a causa da interrupção.

Em sua defesa, a ‘Serra Verde’ afirmou que tinha recebido autorização da ‘Rumo Logística’ para operar normalmente.

Contudo, a situação mudou quando foram detectadas quedas de árvores ao longo do trajeto – causadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região Sul e o Estado de São Paulo esta semana.

“Priorizando a segurança de nossos passageiros e tripulação, foi necessário interromper temporariamente nossas operações até que a limpeza e a restauração adequadas dos trilhos pudessem ser realizadas”, declarou a empresa.

Diante do ocorrido nesta quinta-feira (13), em uma resposta rápida, a ‘Serra Verde’ garantiu que prestou toda a assistência necessária aos 943 passageiros presos em seu trem turístico na Serra do Mar, Paraná.

Com foco nas necessidades de idosos e crianças, a empresa afirma ter priorizado o fornecimento de água e alimentos a esses grupos.

Viagem Trem Serra do Mar
Foto: Reprodução/Serra Verde Express

“Para facilitar o retorno dos passageiros a Curitiba, disponibilizamos ônibus e vans para garantir o transporte adequado e seguro. Também temos equipes em Morretes, local de destino final da viagem, prestando toda a assistência necessária para minimizar os transtornos causados por essa interrupção temporária”, declarou a Serra Verde.

Já a ‘Rumo’ – a concessionária responsável pelos trilhos – expressou seu pesar pelos transtornos e assegurou que suas equipes de manutenção foram deslocadas para os pontos de interdição para limpar e reparar os trilhos o mais rápido possível.

Veja também:
Inventora do chá revelação se arrepende da própria criação: 'ficou agressivo'

Em um movimento de precaução, a ‘Serra Verde’ decidiu cancelar seu serviço de passeio de trem na sexta-feira (14) em ambas as direções para Morretes, levando em consideração as condições climáticas que causaram o incidente.

A empresa solicitou aos passageiros que enviassem quaisquer dúvidas e pedidos de remarcação para o seu endereço de e-mail: [email protected].

Viagem de trem na Serra do Mar

O fato de quase mil passageiros terem ficado presos no trem por 10 horas, devido aos efeitos do ciclone que passou pela região, fez com que muita gente ficasse curiosa sobre esse passeio turístico de trem na Serra do Mar.

Trata-se de um passeio de trem que parte da capital, Curitiba, e chega à histórica cidade de Morretes, passando pela bela Serra do Mar. Essa é a experiência oferecida pela ‘Serra Verde Express’.

Operando por mais de um quarto de século, a ‘Serra Verde Express’ orgulhosamente conduz turistas por uma ferrovia centenária, circundada pela rica Mata Atlântica.

Aqui estão alguns detalhes do passeio:

  • O trem sai da estação da rodoferroviária de Curitiba;
  • As viagens são diárias durante a alta temporada;
  • O trajeto totaliza 141 quilômetros de paisagens estonteantes;
  • A jornada dura cerca de 4 horas;
  • As passagens começam a partir de R$ 49;
  • Um dos vagões é Pet Friendly, ou seja, aceita animais de estimação;
  • Ao longo do caminho, os turistas podem apreciar a visão de antigas estações ferroviárias e belas cachoeiras;
  • A viagem passa por 13 túneis, 40 pontes e viadutos.
Veja também:
Relembre a famosa matéria em que Ana Maria Braga foi a uma praia de nudismo

A empresa oferece diversas opções de pacotes, desde viagens econômicas a luxuosas, atendendo a todas as necessidades e orçamentos. Eles também realizam viagens temáticas em ocasiões especiais, como o ‘Expresso Bruxo’ ou o ‘Dia dos Namorados’.

Os pacotes premium oferecem a chance de explorar Morretes, uma cidade com uma rica história e culinária deliciosa, incluindo o famoso prato “barreado”.

Alguns pacotes ainda oferecem a oportunidade de visitar Antonina, outra cidade histórica próxima, além de experiências no ‘Parque Temático Hisgeopar’ e aventuras off-road em veículos 4×4. Para os mais ativos, há opções de caminhadas pela Serra do Mar.

Depois de um dia cheio de experiências e visuais deslumbrantes, a Serra Verde Express oferece a opção de um retorno tranquilo à capital por meio de transporte rodoviário.

  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Veja abaixo registro de um dos túneis que o trem passa durante a viagem da Serra do Mar:

Túneis - viagem Trem Serra do Mar
Foto: Reprodução/Serra Verde Express
  • DESPENCOU! PlayStation 5 com o menor preço já visto no Brasil. Achou pouco? Pois saiba que o frete também é grátis! Clique aqui para conferir.

Jovem morre ao tentar fazer selfie sobre estação de trem no Rio

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

serasa dinheiro desenrola

‘Desenrola’: 1,5 milhão de brasileiros ficarão com nome limpo automaticamente

Maitê Proença

Maitê Proença teve a menopausa ‘revertida’ por causa de um ex-namorado