in

BBC demite apresentador por tuíte racista sobre filho de Harry e Meghan

Danny Baker foi dispensado após publicar foto de casal de mãos dadas com chimpanzé com o texto: ‘bebê real deixa o hospital’

A emissora pública britânica BBC demitiu um de seus apresentadores depois que ele usou a foto de um chimpanzé em um tuíte sobre o nascimento do filho do príncipe Harry e da duquesa de Sussex, Meghan Markle, o primeiro bebê interracial da história recente da realeza britânica.

Danny Baker, DJ que comandava um programa semanal na BBC Radio 5 Live informou em sua conta Twitter que foi demitido depois de publicar uma foto em que um casal aparece de mãos dadas com chimpanzé acompanhado do texto: “Bebê real deixa o hospital”.

O tuíte foi publicado na quarta-feira, mesmo dia em que Harry e Meghan divulgaram as primeiras fotos e o nome de seu bebê, Archie Harrison Mountbatten-Windsor. A mensagem foi considera racista por conta da origem da família de Meghan, cuja mãe, Doria Ragland, é afro-americana.

Baker, de 61 anos, afirmou que sua ideia era fazer uma piada “sobre a realeza vs animais de circo em roupas elegantes”. O post original foi excluído da rede social.

“(Foi um) grande erro, com certeza. Grotesco. De qualquer forma, aqui vai para você Archie, meu pedido de desculpa”, escreveu o apresentador em outra mensagem também publicada no Twitter.

O diretor da BBC Radio 5 Live, Jonathan Wall, disse em um e-mail enviado para a equipe que Baker havia demonstrado uma avaliação ruim dos fatos.

“Este foi um grave erro de julgamento e vai contra os valores que nós, como estação de rádio, queremos incorporar. Danny é um brilhante apresentador, mas não terá mais seu programa semanal conosco”, disse Wall.

Veja também:
Após ser traída, mulher vira detetive e já desmascarou mais de 400 homens

Baker voltou a afirmar que não é racista e atacou a BBC pela forma como gerenciou a situação. Ele disse que a decisão de demiti-lo “era uma obra pomposa de falsa gravidade”.

Quando Harry começou a namorar Meghan, seu escritório divulgou uma carta contundente em que o príncipe se queixava da cobertura sexista e racista da mídia e de comentários online sobre a atriz americana, que na época estrelava o seriado de TV “Suits”.

Fotos ‘proibidas’ que Meghan Markle apagou de seu Instagram são reveladas

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Judoca esquece celular no quimono, que cai em luta do Grand Slam; assista

polvo vivo

Chinesa que tentou comer polvo vivo inspira o novo desafio bizarro da internet