in ,

Fafá de Belém é criticada na web após interromper negros no ‘Encontro’

Cantora repercutiu entre os internautas por ter feito os convidados negros da atração pararem de falar diversas vezes

A cantora Fafá de Belém foi uma das convidadas do ‘Encontro com Fátima Bernardes’ na manhã desta quinta-feira (12), na TV Globo. Em certo momento da atração, a temática da discussão foi bem séria: abuso sexual de empregadas domésticas.

Durante a participação, porém, Fafá de Belém acabou gerando polêmica e foi altamente criticada pelos usuários das redes sociais que estavam acompanhando o programa. Ela foi acusada de ter atitudes racistas ao interromper, constantemente, a fala de outros convidados – que eram negros.

Os internautas acreditam que Fafá deveria respeitar melhor a opinião de pessoas negras, com vivência real dos problemas, já que ela não é negra. Ao invés disso, a cantora foi acusada de “sempre ter uma opinião” para sobressair às declarações dos outros convidados.

A escritora Preta-Rara, que tem um livro sobre a temática, e o ator David Junior, que tentou ressaltar o papel dos homens no processo contra o assédio sexual, foram elogiados por ter paciência com as interrupções de Fafá.

No momento em que Preta-Rara falou sobre a opressão das “mulheres pretas” em seu papel como empregadas domésticas, Fafá de Belém interrompeu a escritora e disse: “Não são só as mulheres pretas, são as mulheres pobres. A parda, a menina cabocla, a ribeirinha”.

A escritora, com ajuda de Fátima Bernardes, precisou lembrar para a cantora que a maioria da população pobre brasileira é composta por negros.

Os usuários do Twitter citaram que, dentro dos movimentos sociais que lutam contra o racismo, o que a cantora estaria fazendo é chamado de ‘Whitesplaining’ (‘Branco-explicando’). O fenômeno acontece quando uma pessoa branca, sem perceber, acredita que sabe mais sobre as questões raciais do que uma pessoa negra e tenta ‘ensinar’ a ela sobre o assunto.

O ‘Whitesplaining’ é considerado uma versão mais branda e menos violenta de racismo, mas também como algo negativo.

Confira algumas reações dos internautas:

Comente com o Facebook
pedro scooby

Pedro Scooby revela que Anitta terminou por telefone e ele sofreu muito

paulo gustavo

Paulo Gustavo veta beijo gay em novo filme e é detonado na web