in

Filha adotiva de Damares, Lulu fala pela 1ª vez após polêmica de sequestro infantil

Em entrevista ao UOL, índia Kajutiti Lulu Kamayurá, de 20 anos, disse: ‘Foi amor à primeira vista. Ela se apaixonou por mim e depois eu por ela. O resto é tudo mentira’

A índia Kajutiti Lulu Kamayurá, de 20 anos, se manifestou pela primeira vez desde as acusações polêmicas contra a atual ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Indígenas da aldeia Kamayurá, localizada no centro da reserva indígena do Xingu, no norte do Mato Grosso, afirmaram à revista Época que Damares Alves levou a jovem, à época com seis anos, irregularmente da tribo.

Damares apresenta Lulu como sua filha adotiva, mas a adoção nunca foi formalizada legalmente, conforme a própria ministra já admitiu em entrevista à TV Globo.

Lulu foi objetiva ao dizer, em entrevista ao UOL, que sua relação com Damares Alves foi marcada por “amor à primeira vista”. “Ela se apaixonou por mim e depois eu por ela. O resto é tudo mentira”, afirmou.

Apesar do receio em conceder a entrevista, Lulu destacou que deixou a aldeia, aos seis anos, para realizar um tratamento dentário em Brasília, com autorização de seus pais biológicos. Ela foi levada por Márcia Suzuki, que fazia trabalh voluntário no local, e disse que sofria com problemas de saúde na época. Na capital federal, Lulu conheceu Damares e se “apaixonou”. Cerca de três anos depois, mudou-se para a casa da atual ministra.

Ainda segundo Lulu, houve autorização para que Damares a levasse para casa. Dois irmãos dela também teriam se mudado para Brasília e os pais iam frequentemente até o local.

Hoje, Lulu afirma que foi “salva” por Márcia e Damares. Ela negou as alegações de que teria sido retirada da aldeia de forma irregular e lamentou o assédio da imprensa.

Veja também:
Relembre a famosa matéria em que Ana Maria Braga foi a uma praia de nudismo

Entenda o caso

Segundo os índios da aldeia Kamayurá, Lulu deixou a aldeia levada pela amiga e braço direito de Damares, Márcia Suzuki, sob o pretexto de fazer um tratamento dentário na cidade, mas nunca mais voltou. Márcia fundou, junto com Damares, a ONG Atini, cuja bandeira é salvar crianças indígenas do infanticídio. “Márcia veio na Kuarup (festa tradicional em homenagem aos mortos), olhou os dentes todos estragados (de Lulu) e falou que ia levar para tratar”, contou Mapulu, pajé kamayurá e irmã do cacique.

Em resposta a questionamentos da revista ‘Época’, a ministra afirmou que a família biológica da filha adotiva a visita regularmente. Perguntada porque a criança não voltou à aldeia após o tratamento dentário, Damares disse que Lulu retornou ao Xingu para visitas. “Ela deixou o local com a família e jamais perdeu o contato com seus parentes biológicos.” Os índios, por sua vez, dizem que a primeira visita de Lulu só aconteceu há cerca de dois anos. A questão sobre não ter adotado formalmente a menina foi ignorada pela ministra.

Segundo a revista, para estar de acordo com a lei, a adoção de uma criança indígena precisa passar pelo crivo da Justiça Federal e da Justiça comum. A adoção, ou mesmo a guarda ou a tutela, também dependem do aval da Funai. No processo, uma equipe de estudos psicossociais deve analisar se há vínculos entre a criança e o adotante e se a família mais extensa corrobora a adoção. No caso dos indígenas, deve ser ouvida a aldeia.

Os relatos dos índios contam que a mãe biológica da criança não tinha condições de cuidar dela e que Piracumã, o tio da menina, teve a ideia de deixá-la aos cuidados da vó paterna, Tanumakaru. A aldeia, no entanto, sofria com escassez de comida e remédios, e Lulu chegou a ficar desnutrida. À época, chegou a ser levada de avião por servidores que cuidam da saúde dos indígenas na região. Depois se recuperou, mas ficou com a dentição torta pelo uso de mamadeira.

Veja também:
Médico mistura tarja preta com álcool e destrói o próprio apartamento

“Chorei, e Lulu estava chorando também por deixar a avó. Márcia levou na marra. Disse que ia mandar de volta, que quando entrasse de férias ia mandar aqui. Cadê?”, disse, em tupi, a avó, hoje quase octogenária. Questionada sobre se sabia, no momento da partida de Lulu, que ela não mais retornaria, respondeu: “Nunca”.

Em diversas ocasiões, a ministra fez críticas aos costumes indígenas. Em 2013, em um culto, Damares disse que além de Lulu ter sido salva do infanticídio e ter sido maltratada pela miséria dos kamayurás, a menina seria escrava do próprio povo.

As acusações de infanticídio e maus-tratos feitas pela ministra são rebatidas pelos kamayurás. “Quem sofreu mesmo, quem ficava acordada fazendo mingau, era a vovó Tanumakaru, não a Damares. Ajudei a buscar leite nessa época”, disse a pajé Mapulu.

Os índios, porém, não negam que sacrificavam crianças no passado No caso de Lulu, foi Piracumã, o tio da criança, quem insistiu para a mãe não enterrar o bebê. “Antigamente, tinha o costume de enterrar. Hoje, a lei mudou”, completou Mapulu.

Damares Alves é acusada de sequestro infantil por filha levada irregularmente

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Manipulação? Tiago Leifert anuncia líder do ‘BBB 19’ antes do fim da prova

Túlio Gadêlha encontra Alexandre Frota e revela pedido de desculpas