in ,

‘BBB 21’: ex-Chiquititas rebatem declaração equivocada de Lumena sobre a novela

A polêmica confinada disse que não assistiu à novela na década de 90 pela ausência de crianças negras na trama

Fotos: Reprodução/TV Globo/Instagram

Depois que o ‘Big Brother Brasil 21’ começou na TV Globo, não param de surgir polêmicas em decorrência ao que os participantes falam e fazem dentro da casa “mais vigiada do país”. E olha que o programa está chegando, agora, apenas em sua terceira semana!

Uma que chamou a atenção nos últimos dias aconteceu quando a psicóloga e DJ baiana Lumena, enquanto criticava e desmerecia a atriz Carla Diaz (que também é uma das participantes da atração), afirmou que nem assistia à novela ‘Chiquititas’, quando era criança, na década de 1990.

O motivo, segundo a própria, seria porque a atração infantil “não tinha nenhuma criança negra”. A fala, no entanto, foi extremamente equivocada.

Veja também:
'BBB 21': Tiago Leifert discursa sobre saída de Lucas Penteado e cai no choro ao vivo

Para quem não se lembra, Carla Diaz interpretou a pequena Maria na primeira versão brasileira da novela ‘Chiquititas‘, que teve início em 1997 e foi produzida pelo canal argentino Telefé em parceria com o SBT. A trama foi um enorme sucesso entre as crianças da época.

A fala de Lumena gerou muitos comentários e críticas nas redes sociais. O que deixou as pessoas inconformadas foi que, ao criticar a suposta falta de representatividade na novela, Lumena se equivocou, pois o elenco era composto por diversos personagens negros.

Inclusive, uma das protagonistas era a inesquecível Pata, interpretada pela atriz Aretha Oliveira na primeira versão – e não era só ela! A novela também trouxe vários outros atores negros ao longo de suas 5 temporadas, como Giselle Medeiros, Pierre Bittencourt e Luan Ferreira; entre outros.

Foto: reprodução / SBT
Foto: Reprodução/SBT

Atrizes de Chiquititas rebatem a fala de Lumena

Depois do acontecido, não demorou muito para o vídeo repercutir e os internautas responderem Lumena. Vários famosos publicaram imagens nas redes sociais discordando da ‘BBB’ e provando que ela estava errada.

Veja também:
Lembra dela? Renata Del Bianco, a Vivi de 'Chiquititas', revela que teve anorexia

A própria Aretha Oliveira foi uma dessas pessoas. Ela fez uma publicação, em seu perfil oficial do Instagram, como resposta à fala equivocada da psicóloga.

“Eu no caso fiquei do começo ao fim, mas nos quase quatro anos de novela, houve outras crianças negras também, como Dani, Neco, Mosca, Binho e Polyana”, relembrou a atriz de ‘Chiquititas’, citando o nome de outros personagens negros da novelinha.

“Sim, a gente precisa estar em mais espaços de forma igualitária, não queremos ser ‘o único’ ou ‘um dos poucos’, não tenho dúvida que estamos lutando duro para isso, e que aos poucos as mudanças começaram a acontecer”, completou ela.

“Falta muito? Com certeza, mas negar cada conquista, não é o caminho jamais, esse movimento nunca vai se tratar apenas daquele indivíduo, mas mexerá com a estrutura, e assim, mesmo que aos poucos, ela vai se modificando”, escreveu Aretha.

Confira a publicação original de Aretha Oliveira, a Pata:

‘Nova’ Pata também se manifesta

Outra atriz que decidiu falar sobre o assunto foi Júlia Olliver, que interpretou a Pata na versão mais recente de ‘Chiquititas’ no SBT. Na publicação, ela fez questão de recomendar que Lumena, do ‘BBB 21’, assistisse à novela na Netflix assim que deixasse o reality show.

“Depois de uma novela de grande peso como Chiquititas com uma GRANDE HISTÓRIA de representatividade como a da Pata, do Mosca e de outros personagens NEGROS de peso na novela temos que ouvir coisas desse tipo…”, iniciou Júlia.

Veja também:
Após noite de muita confusão, Lucas Penteado desiste e abandona a casa do 'BBB 21'

“Eu com certeza com a minha atuação da personagem PATA inspirei e representei MUITAS CRIANÇAS NEGRAS QUE NÃO ACEITAVAM SEU CABELO OU SUA COR, já você por mim não está representando NINGUÉM! Quando sair daí (em breve) assiste na Netflix que tem”, concluiu a atriz.

Confira a publicação:

As polêmicas de Lumena no ‘BBB 21’

Lumena é uma participante cuja postura tem, em muito, desagradado o público. O que é irônico porque, há duas semanas, quando os participantes do programa foram anunciados, a DJ foi uma das que mais agradou os internautas. Tanto que ela já entrou imune no ‘BBB 21’, votada pelos espectadores.

A participante é considerada arrogante e agressiva na hora de tentar impor seus posicionamentos aos colegas de confinamento.

A primeira situação polêmica da casa se deu depois que ela não gostou de ver alguns homens heterossexuais desfilando maquiados após uma ação de uma empresa de maquiagens que patrocina o programa.

Na ocasião, Lumena acusou o goiano Caio, que foi quem teve a ideia da brincadeira. Segundo ela, a cena a fez recordar de muitos relatos de violência sofrida por pessoas transexuais.

O modo como Lumena tratou o ator Lucas Penteado durante todo o tempo em que ele esteve no ‘Big Brother’, antes de ter sido levado à desistência, também desagradou muito o público. Ela gritou e colocou o dedo na cara dele por diversas vezes, agindo com agressividade.

Veja também:
'BBB 21': Caio pode ser intimado a depor por ter passado cheques sem fundo

Inclusive, na madrugada do último domingo (7), depois de o ator e Gilberto protagonizarem o primeiro beijo gay da história do BBB, Lumena (que é assumidamente lésbica) deslegitimou a bissexualidade de Lucas, afirmando que ele deu aquele beijo apenas para ter vantagem com os telespectadores LGBT.

Essa foi uma das questões que levaram Lucas Penteado a desistir do reality na manhã do mesmo dia.

Internautas tem criticado também a seletividade da psicóloga ao engajar discussões com outros participantes. Ela tem demonstrado que só se posiciona com firmeza diante de pessoas que ela não gosta.

Quando temas e posicionamentos polêmicos surgem de participantes que são “amigos” dela no jogo, ela quase nem discorda da pessoa. Ou, quando o faz, faz com calma e educação.

Alguns participantes, entretanto, começaram a perceber a maneira que Lumena age e se posicionaram contra ela no jogo. Foi o caso de Sarah e Gilberto, que se tornaram favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão.

Atriz de Chiquititas surpreende a web ao entrar para o ‘De Férias Com O Ex’

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Faustão-perda peso

Faustão choca ao aparecer 24 kg mais magro no ‘Domingão’ e preocupa fãs

BBB 21-Lumena namorada

Namorada de Lumena, do ‘BBB 21’, pede respeito na web: ‘não estou reconhecendo-a’