in ,

Após risco de morte súbita e cirurgia no coração, Rafael Cardoso recebe alta

O ator precisou passar por uma cirurgia cardíaca na última semana, mas tudo correu bem e ele já está em casa

Foto: reprodução / Instagram

O ator Rafael Cardoso recebeu alta do hospital após passar por uma cirurgia cardíaca na última semana. Ao chegar em casa, o filho Valentim, de apenas 3 anos, quis colocar um curativo no coração para ficar igual ao papai.

O momento fofo foi registrado por Mariana Bridi, esposa do ator, e compartilhado nas redes sociais.

E o Tim que pediu curativo no coração igual ao papai! Aí a gente coloco um band-aid de trolls e ele tá se achando!”, disse ela, entre risos.

Confira:

Rafael tem 35 anos e descobriu recentemente que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita. Por esse motivo, ele apresentou uma fibrose no músculo cardíaco que poderia o levar à morte a qualquer instante.

Veja também:
Surra de Rafael Cardoso! Ator estará no ar em 4 novelas da Globo simultaneamente

O médico cirurgião do ator – Dr. Eduardo Saad – resolveu operá-lo o quanto antes para evitar qualquer problema decorrente da fibrose, como desmaios, um infarto ou mesmo morte súbita. A cirurgia foi realizada na última quinta-feira (3) e foi um sucesso.

“Amigos, passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas. No último mês descobri que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que me põe no grupo de risco de morte súbita“, escreveu Rafael no Instagram.

É isso que o desfibrilador evita. Agradeço ao Dr. Fabrício Braga, que me diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa”, concluiu ele.

Veja a foto tirada ainda no hospital e postada pelo ator nas redes:

O fato de Rafael Cardoso e sua esposa terem falado abertamente sobre o assunto nas redes sociais se deu com a intenção de alertar as pessoas a procurarem um médico regularmente para que qualquer problema seja descoberto a tempo e nenhuma tragédia aconteça.

A doença no músculo do coração que Rafael tem, a miocardiopatia hipertrófica, faz com que uma parte desse músculo (miocárdio) seja mais grossa, sem causa exterior nenhuma. Assim, o coração fica com certa deficiência e não consegue atuar no organismo como é necessário.

Esse problema existe no corpo do ator Rafael Cardoso desde antes dele nascer. É como uma malformação genética que – caso não fosse descoberta – poderia causar arritmia cardíaca, quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente.

A miocardiopatia hipertrófica é apontada por especialistas como uma das principais causas de infartos e morte súbita em jovens.

Mariana Bridi rebate críticas nas redes por ser casada com galã Rafael Cardoso

Comente com o Facebook
paulo gustavo

Paulo Gustavo deixou vídeo para ser visto no futuro: ‘eu amei a vida’

Foto: reprodução / Instagram

Whindersson Nunes e Maria Lina marcam na pele o nome do filho que morreu