in ,

Surfista brasileiro está em coma após ter tido problema no dente

Júnior Enomoto, conhecido como ‘Japa’, sofre de infecção pulmonar causada por uma bactéria

Fotos: Reprodução/Instagram

O surfista brasileiro Júnior Enomoto, conhecido como ‘Japa‘, está em coma em um hospital de Bali, na Indonésia, com o diagnóstico de infecção pulmonar causada por uma bactéria. Todo esse pesadelo começou com um, aparentemente, simples problema no dente.

  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

Júnior Enomoto está na UTI do BIMC Nusa Dua, na Indonésia. O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, em entrevista ao jornal ‘Correio Braziliense’, explicou sobre o grave caso do surfista, que pode até morrer devido à infecção que começou em um de seus dentes.

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo

De acordo com o especialista, as infecções odontogênicas têm origem periodontal (gengiva) ou periapical (tecidos internos do dente chegando aos tecidos que circundam a raiz do dente).

Se essas infecções não forem tratadas, podem progredir para os espaços fasciais (áreas delimitadas por fáscias e músculos) da região de cabeça e pescoço, podendo levar a pessoa à morte.

A cirurgiã-dentista Larissa Valadares, em entrevista ao ‘Estado de Minas’, explicou onde se iniciam essas infecções.

“Geralmente essa infecção ocorre por uma lesão cariosa ou inflamação gengival que não foi tratada nos estágios iniciais, ou após a extração de um dente que estava infeccionado sem que tivessem sido adotadas medidas preventivas pré-cirúrgicas como a antibioticoterapia”, explica Larissa Valadares.

O perigo é que a infecção dissemina para outros tecidos do corpo, podendo causar sérios danos aos tecidos e órgãos do paciente. As infecções podem se tornar graves e pôr a vida em risco em pouco tempo.

Júnior EnomotoFoto: Reprodução/Instagram

Como tratar esse tipo de infecção?

É necessário que o dentista encontre a causa da infecção e trate, para remover o foco. Isso pode ser feito através da extração do dente ou da realização do tratamento endodôntico (conhecido como tratamento de canal) e também da drenagem cirúrgica do abscesso.

“Essa remoção é feita através de exodontias ou tratamento endodôntico, seguida de drenagem da secreção purulenta e antibioticoterapia, explicou o dentista Flávio Pinheiro em entrevista.

“Os casos gravíssimos onde a infecção evolui e o paciente morre ocorrem quando a infecção atinge áreas distantes do processo alveolar. Apesar de que a maioria dos processos infecciosos em seus estágios iniciais seja bem controlado com intervenção cirúrgica e com uso de antibióticos“, afirmou o dentista.

A demora para procurar um dentista, buscar tratamento especializado, fazer uso de antibióticos, assim como as condições sistêmicas imunossupressoras do paciente e virulência do microrganismo podem levar à rápida disseminação do processo infeccioso – e isso pode ser fatal.

“É muito importante que o cirurgião-dentista seja procurado imediatamente e informado de condições que favorecem a progressão da doença, porque a partir disso, é necessário que o profissional aja com a finalidade de diagnóstico de um quadro de potencial gravidade, explicou o dentista.

No caso de Júnior Enomoto, os médicos encontraram cavidade no pulmão esquerdo dele e o pneumologista já chegou a afirmar que provavelmente será necessário que o brasileiro passe por uma cirurgia.

A comunidade de amigos do surfista se compadeceu da grave situação médica dele e organizou uma vaquinha para arrecadar doações para arcar com os procedimentos médicos do ‘Japa’ na Indonésia.

Júnior Enomoto - Japa
Foto: Reprodução/Instagram
  • Conheça e descubra tudo que você pode fazer com seu dispositivo Alexa! E o melhor: experimente por 30 dias e, se não gostar, receba seu dinheiro de volta. Clique aqui para conferir!

‘Romeu e Julieta’: casal de surfistas morre misteriosamente abraçados na cama

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Rainha Elizabeth II

Morre a rainha Elizabeth II da Inglaterra, aos 96 anos de idade

detetive de maridos

Após ser traída, mulher vira detetive e já desmascarou mais de 400 homens